Doroteia de Nelson Rodrigues

Doroteia-2011Com uma linguagem contemporânea e dinâmica, a companhia faz sua leitura da peça censurada em 1949, mesclando sensualidade, suspense e humor. Na montagem, música clássica, luz cinematográfica e técnicas circenses. Pesquisadores da obra rodrigueana, em 2010 foi o grupo que mais montou Nelson Rodrigues. A diretora EloísaVitz prepara, ainda para este ano, outro espetáculo do repertório do mais controverso dramaturgo brasileiro

Desde 2001 no cenário do teatro brasileiro com suas leituras contemporâneas para textos clássicos, o Grupo Gattu reestreia Doroteia, de Nelson Rodrigues (1912-1980), dia 17 de fevereiro, quinta, às 21 horas, no Mube, Museu Brasileiro da Escultura. Com direção de Eloísa Vitz, a montagem – da peça mais controversa de Nelson Rodrigues – inova com diálogos rápidos, movimentos cinematográficos, atores ágeis e um narrador, que, em determinados momentos, entra em cena para conduzir a história com pitadas de humor. No elenco, além da diretora, estão Daniela Rocha Rosa, Diogo Pasquim, Elam Lima, Laura Knoll, Laura Vidotto, Marcos De Vuonno, Marcos Machado e Miriam Jardim.

Em 2010, o Gattu montou também Boca de Ouro e Viúva Porém Honesta, sendo o grupo que mais esteve em cartaz com textos de Nelson Rodrigues no ano passado. A companhia pesquisa sua obra há 4 anos e prepara, ainda para este ano, a montagem de mais um texto do dramaturgo.

Sobre a encenação

Doroteia é uma linda mulher que, após perder o filho, decide abandonar a vida de prostituição e alcançar a redenção na casa de três primas. As três mulheres abominam a ideia da entrega amorosa e vivem uma vida casta e cheia de privações. Para aceitar Doroteia, impõem-lhe uma condição: ficar feia. O enredo, meramente fantasioso à primeira vista, mescla as múltiplas facetas do ser humano, capaz de surpreender, encantar ou chocar.

“Em Doroteia abordamos o universo feminino. Criamos o que chamamos da poética da feiúra. O espetáculo mescla sensualidade, suspense e humor. Combinamos uma luz cinematográfica com técnicas circenses. O cenário possui poucos elementos, que flutuam criando uma atmosfera para onde convergem o sonho e a realidade”, conta a diretora.

Escrita em 1949, Doroteia foi alvo de inúmeras críticas, sendo considerada um fracasso de público para aquela época. O próprio autor a definiu como parte de sua obra chamada de “teatro do desagradável”. Atualmente, porém, a discussão profunda de Nelson Rodrigues sobre a sexualidade humana e a repressão fazem de Doroteia um clássico da dramaturgia brasileira moderna. Para muitos, é simplesmente a peça mais genial do autor.

Sobre o Autor

Nelson Rodrigues (1912-1980) começou a carreira no jornalismo, aos 13 anos, em 1925, como repórter policial do jornal A Manhã, impressionando os colegas com sua capacidade de dramatizar pequenos acontecimentos. Em 1943 revolucionou a dramaturgia mundial com a peça Vestido de Noiva. Nelson Rodrigues foi jornalista, dramaturgo, romancista e cronista, escreveu 17 peças de teatro, 9 romances, 5 livros de contos e 13 livros de crônicas. Sua obra e seu gênio literário são um patrimônio da literatura brasileira.

Peça de Nelson Rodrigues. Direção: Eloísa Vitz

Elenco: Eloísa Vitz, Daniela Rocha Rosa, Diogo Pasquim, Elam Lima, Laura Knoll, Laura Vidotto,  Marcos De Vuonno, Marcos Machado e  Miriam Jardim.

Serviço

Teatro Mube (192 lugares)  – Museu Brasileiro da Escultura.
Entrada para o teatro – Av. Europa, 218 – Jd. Europa. Tel.: 3618-9014.
Horários: Quintas e sextas às 21h
Ingressos: R$60,00 (inteira) R$30,00 (meia). Duração:  75 minutos.
Temporada: até 11 de março de 2011. Classificação: 16 anos.

    Author: Redação

    Share This Post On

    46 Comentários

    1. x64XvZ Hey, thanks for the blog post.Thanks Again. Much obliged.

    2. Im obliged for the blog post.Thanks Again.

    3. I truly appreciate this article post. Want more.

    4. Major thanks for the post.Thanks Again. Keep writing.

    5. Awesome post.Much thanks again. Cool.

    6. Really informative article.Really thank you! Great.

    7. Thanks again for the blog post.Thanks Again. Will read on…

    8. I really like and appreciate your article.Really looking forward to read more. Want more.

    9. I really liked your blog post.Really thank you! Much obliged.

    10. Very neat article.Really thank you! Will read on…

    11. I am so grateful for your blog post.Really thank you! Great.

    12. Looking forward to reading more. Great post.Really thank you! Really Great.

    13. Looking forward to reading more. Great blog.Really looking forward to read more. Awesome.

    14. Im grateful for the post.Really thank you! Cool.

    15. Looking forward to reading more. Great article.Really looking forward to read more. Great.

    16. Very good blog.Thanks Again. Will read on…

    17. Really informative blog.Really looking forward to read more.

    18. Thank you ever so for you post.Really thank you! Keep writing.

    19. Really informative article post.Much thanks again. Awesome.

    20. Appreciate you sharing, great blog article.Really thank you! Awesome.

    21. Muchos Gracias for your blog.Really thank you! Awesome.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *