Circo retrata o universo portuário, em espetáculo na cidade do Rio de Janeiro

Quase um ano depois de levar ao picadeiro o universo mítico do profeta Gentileza (José Datrino, 1917-1996), o Circo Crescer e Viver apresenta, até o próximo 28, mais um espetáculo profundamente identificado com a cidade do Rio de Janeiro. Porto retrata o ambiente portuário em toda a sua complexidade. Atracamentos e partidas, encontros e desencontros, trabalhadores, imigrantes e o submundo são mostrados ao espectador, de forma lúdica e surreal, na linguagem das artes circenses.

Dirigido pelo italiano Boris Vecchio e codirigido por Vinicius Daumas, o espetáculo parte da analogia entre um circo e um porto. Mastros, cordas, ação coletiva, força, subidas e descidas fazem parte dos dois universos. Os personagens compõem o ambiente portuário de uma cidade perdida no tempo e no espaço.

“O espetáculo fala de um porto atemporal, mas a gente espera que o público possa identificar semelhanças com o processo pelo qual o Rio de Janeiro vem passando, com a revitalização de sua zona portuária”, disse Vinicius Daumas, que também é coordenador Artístico da Escola de Circo Crescer & Viver. Segundo ele, os portos são tradicionalmente locais de aproximação entre as pessoas. “Este é que deve ser o legado do projeto Porto Maravilha, aqui no Rio”, ressaltou.

O elenco do espetáculo é formado exclusivamente por alunos da Crescer & Viver. Criação e formação estão interligados no espetáculo, que se insere na meta do grupo de buscar uma nova narrativa para o circo brasileiro. A escola conta atualmente com 80 alunos, dos quais 12 estão atuando no espetáculo. “Eles têm a oportunidade de conviver com profissionais de renome, como o diretor italiano Boris Vecchio, o diretor de arte Rui Cortez e o músico Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha, autor da trilha sonora”, disse Daumas.

O espetáculo conta com os patrocínios do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e de empresas públicas e privadas. A temporada vai até o próximo dia 28, com apresentações às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. A entrada é franca e o Circo Crescer & Viver fica na Rua Carmo Neto, 143, em frente à Estação Praça Onze do metrô, no centro do Rio.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *