Cia de teatro gaúcha realiza workshop gratuito no Rio

De passagem pelo Rio de Janeiro para apresentar a premiada montagem “O Feio”, do dramaturgo alemão Marius Von Mayenburg, a companhia ATO Cia Cênica, de Porto Alegre, realizará nos dias 24, 25 e 26/10 uma oficina gratuita para artistas e interessados na área. Os encontros acontecerão das 14h30 às 18h, no Teatro Glauce Rocha. Para participar, os interessados deverão enviar, até o dia 20 de outubro, um e-mail com currículo, carta de intenção e endereço para glaucecomvida@gmail.com.

O workshop tem o intuito de promover um verdadeiro intercâmbio através de atividades formativas, visando propiciar uma rede de troca de experiências. A vivência com o grupo estará dividida em três modalidades específicas: Música e Cena, Tecnologia e Teatro e Corpo e Memória. As aulas serão ministradas pela diretora do grupo Mirah Laline e demais integrantes.

MÚSICA E CENA

Metodologia
Através de jogos e dinâmicas de improvisação, elaborados no processo de criação do espetáculo “O Feio”, a proposta será trabalhar com as possibilidades de inserção da música como elemento propulsor criativo na exploração de energias corporais, atmosferas e composição de cena.

Objetivos
Proporcionar aos participantes experiências múltiplas de utilização da música, como ferramenta criativa, no processo de construção de um espetáculo teatral.

TECNOLOGIA E TEATRO

Metodologia
Os primeiros momentos serão compostos por demonstração de equipamentos (softwares, câmeras, e sistemas interativos) e das suas possibilidades de utilização para criação cênica. No segundo momento, em pequenos grupos, serão experimentadas cenas de interação entre teatro e mídias. O trabalho terá aporte teórico que pretende fazer uma introdução às teorias da intermedialidade e as diferentes categorias de interação entre performer e mídias.

Objetivos
Experimentar criações cênicas por meio de apropriação de recursos de alta e baixa tecnologia. Introduzir aos participantes a reflexão sobre procedimentos de criação intermedial.

CORPO E MEMÓRIA

Metodologia
Pretende-se desenvolver um processo de conscientização e reconhecimento dos recursos físico-vocais-imagéticos dos alunos. As atividades propostas incluirão jogos teatrais, práticas elementares de acrobacia, dança, percussão corporal, manipulação de objetos sonoros e instrumentos musicais, livres composições de movimentos, sonoridades e narrativas individuais e coletivas. Os exercícios e jogos previstos nesta proposta têm como referência o Método Passo de Lucas Ciavatta, as oficinas de percussão corporal de Keith Terry (Crosspulse) e do grupo Barbatuques, além de jogos teatrais e musicais propostos por Viola Spolin, Augusto Boal e proposições metodológicas oferecidas pelo sistema Orff Schwelrk Música e Movimento na Educação. Além destas, esta oficina tem relação direta com os procedimentos criativos da ATO Cia Cênica.

Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de:
Desenvolver sua expressão físico-vocal e sensório-motora; Estabelecer relações éticas de trabalho e socializar-se a partir do jogo teatral; Articular corpo-voz na prática de improvisações e composições cênicas individuais e coletivas; Reconhecer as matérias próprias da linguagem cênica transformando-as em discursos criativos; Integrar saberes e vasculhar arquivos da sua cultura pessoal na composição de experiências cênicas;

Ao final da oficina, pretende-se promover uma “JAM” em que os alunos poderão experimentar, durante uma hora de improviso ininterrupto, fundamentos apreendidos nas modalidades anteriores. O uso da mídia, música e o corpo do ator serão as ferramentas principais para a contínua composição de imagens, situações e atmosferas. Esta proposta de improvisação é parte de experimentações vivenciadas no processo criativo do espetáculo “O Feio”.

Serviço workshop:
Datas: 24, 25 e 26/10 (sexta, sábado e domingo)
Horário: 14h30 às 18h
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179 – Centro
Vagas: 20
Inscrições/ Seleção: Enviar carta de intenção mais currículo com endereço para glaucecomvida@gmail.com até 20/10.
Gratuito

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *