Antes de Partir

antes de partirbbA diretora – que tem uma relação próxima com o Brasil – foi convidada para montar peça inédita com atores brasileiros. O espetáculo será apresentado para grupos de 20 pessoas. O público fará um percurso pelo casarão que abriga o Capobianco. O projeto dá continuidade ao intercâmbio, promovido pelo Instituto Cultural Capobianco, com personalidades importantes do universo cultural.

E se fosse seu último dia na terra? Essa foi a pergunta feita pela diretora Léa Dant lançou para os atores no começo do processo de criação do espetáculo Antes de Partir – a estrear dia 3 de maio, terça-feira, às 21 horas, no Instituto Cultural Capobianco. No elenco, Alejandra Sampaio, Ernesto Filho, Gabriela Fontana, Ismael Caneppele, Patrícia Gordo e Thais Roji.

Apresentado pelo Capobianco, o projeto dá prosseguimento ao intercâmbio iniciado com o dramaturgo espanhol Jose Sanchis Sinisterra, em 2010. Agora em 2011, o ICC trouxe a criadora Léa Dant – diretora artística do Théâtre du Voyage Interieur, na França – para montar no Brasil uma obra inédita, com atores brasileiros.

O espetáculo Antes de Partir será encenado no Instituto Capobianco, um casarão do século 19, situado na rua Álvaro de Carvalho. “Esse lugar, portador de sua história, habitado por seu passado, emprestará sua força natural e dará uma atmosfera ao espetáculo muito mais forte que qualquer construção de cenário convencional”, comenta Fernanda Capobianco, diretora do Instituto e idealizadora do projeto.

Léa Dant – que já compreende e fala razoavelmente o português – sorri ao explicar como será a peça: “Um espetáculo percurso. Seis personagens sabem que estão vivendo seus últimos momentos …antes de partir. Eles compartilham esse momento derradeiro com a plateia, que os descobre, um após o outro, nos cantos de uma casa antiga, e se perguntam – o que é mais importante para você na vida?”

A diretora chegou em São Paulo em fevereiro para a primeira etapa do processo, retornando a Paris após duas semanas. A segunda etapa começou no final de março e se estende até a estreia do espetáculo. Na montagem, a diretora explora o jogo teatral numa relação de proximidade com os espectadores, para criar um tipo de encontro que vai além da representação teatral.

Sobre a Diretora

Léa Dant – que já esteve várias vezes no Brasil – foi diretora da Escola de Cinema (Oficina de Cinema em Marselha) e da Universidade de Paris. Diretora artística do Théâtre du Voyage Intérieur, criou a companhia em 1999. Sua pesquisa artística tem como objetivo e ponto de partida a proximidade com a plateia. A dramaturgia desenvolvida em seus trabalhos parte de fatos e depoimentos reais, que, absorvidos no processo criativo, são transformados em ficção. Entre suas influências artísticas, cabe destacar Armand Gatti, Sophie Legarroy, Philippe Genty Damis Bos.  www.theatreduvoyageinterieur.com

Direção: Lea Dant | Assistência de direção: Lianna Mateus Guimarães.
Elenco: Alejandra Sampaio, Ernesto  Filho, Gabriela Fontana, Ismael Caneppele,
Patrícia Gordo e Thais Roji.

Antes de Partir  – Instituto Capobianco – Teatro da Memória (20 lugares)
Rua Álvaro de Carvalho, 97, Centro, fones (11) 3237-1187.
Preço: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).
Horário: terças e quartas,  às 21h. Classificação etária:  12 anos.
Duração: 120 minutos.
Bilheteria:  das 14h às 22h.
 www.institutocapobianco.org.br
Temporada de 03 de maio a  29 de junho de 2011

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *