A “Lição” peça, que envolve os gêneros do teatro do absurdo e o drama cômico

Cartaz A Liçao

Em Curitiba a In’Sene Produções Artísticas entra em cena de 09 a 26 de fevereiro com a peça A Lição, que tem texto original de Eugène Ionesco. A peça, que envolve os gêneros do teatro do absurdo e o drama cômico, conta a história de um professor bastante conhecido na cidade, especializado em aulas particulares sobre qualquer assunto, para alunos, interessados em capacitar-se para o concurso de doutorado total ou parcial.

licao1A trama se inicia com a chegada da nova aluna, interessada nos conhecimentos do professor, e, o que se segue são as diferentes relações de poder entre as personagens, com destaque para a criada – uma figura aparentemente onisciente. Através de diálogos aparentemente absurdos, o problema universal da falha de comunicação e a procura incessante pela informação são expostos de forma extremamente cômica algumas vezes, mas também dramática, quando não trágica.

 

licao2O exercício matemático sustenta uma ordem narrativa oposta ao mundo além da ficção de início, mas com a evolução do texto essa ordem se modifica e a trama toma outras direções.

Com A Lição, escrita em 1951, Eugène Ionesco, o pai do Teatro do Absurdo, busca esmiuçar parte da complexidade das afinidades humanas e a busca infinita pelo conhecedor e pelo conhecimento.

Reflexivamente A Lição possibilita, além daquelas provocadas pela relação de poder, um olhar minucioso, além da realidade em que vivemos.

 

Data: 09 a 26 de fevereiro / quinta, sexta, sábado e domingo

Horário: 20h

Local: Teatro Zé Maria / Treze de maio, 655 – Centro

Ingressos: R$ 20,00 / R$ 10,00

 

licao3Elenco: Helena de Jorge Portela e Altamar Cezar

Direção: Eliane Berger   

Direção de Movimento: Kátia Drumond

Iluminação: Érica Mityko

Sonorização: Felipe Rorato

Produção: Jewan Antunes

Assessoria de Imprensa: Mariane Antunes – (41) 99187-7570

 

 

    Author: Braisil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *