“Viva Zé” comemora sucessos de José Maria Santos, fundador do Grupo de Teatro da UTFPR (TUT)

Nesta segunda-feira, dia 24, acontecerá a abertura das Comemorações dos 80 anos de nascimento do ator José Maria Santos; 40 anos do Grupo Teatral Tetef-Tecefet (TUT – UTFPR); e 15 anos do Teatro José Maria Santos.

O evento denominado “Viva Zé” acontecerá no Teatro José Maria Santos, às 20 horas. A abertura será feita por Mônica Rischibieter, diretora geral do Centro Cultural do Teatro Guaíra, e contará com diversas atividades, entre elas, um bate-papo com artistas que dividiram o palco com José Maria Santos, e ainda a apresentação do jornalista-ator Ulisses Iarochinski.

José Maria Santos nasceu em Guarapuava, em 1933, e faleceu em Curitiba no dia 4 de janeiro de 1990. Começou sua carreira artística no Curso de Teatro do Sesi, em 1954. Foi o criador do grupo amador de teatro TUT (fundado em 1972), na antiga Escola Técnica Federal do Paraná (atual UTFPR), onde lecionou durante 40 anos.

O ator ganhou vários prêmios de melhor ator e diretor no Paraná, além do Kikito de Ouro do Festival de Cinema de Gramado de 1977, como melhor ator coadjuvante por seu trabalho no filme “Aleluia Gretchen”.

Além do evento que acontecerá na segunda-feira, 24, serão lançados mensalmente, durante o segundo semestre de 2013, dois livros; semana de palestras; semana de exibição de filmes; e um filme documentário, além de uma exposição da vida e trabalhos do ator, diretor e professor de teatro.

O evento tem a iniciativa do jornalista-ator Ulisses Iarochinski, e no Câmpus Curitiba é organizado pelo Núcleo de Cultura e Comunicação (Nuccom), do Departamento de Extensão (Depex), e coordenado pelo professor Ismael Scheffler.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *