Revelando São Paulo destaca cultura paulista de 13 a 22 de setembro

Manifestações tradicionais da cultura popular paulista celebram 50 edições do XVII Revelando São Paulo, que acontece de 13 a 22 de setembro no Parque da Vila Guilherme, com entrada Catraca Livre. O encontro, realizado desde 1997, reúne artesanato, culinária, música e outras artes durante os 10 dias de festival.

Na programação, mais de 250 grupos de cultura tradicional, como Fandango, Folias de Reis, Catira, Cavalhada, Moçambique, Congadas e Dança de Santa Cruz, Orquestras de Violas, Caiapós, Cavalhadas, Bonecões e outros grupos celebram a manifestação de suas origens, ritmos, poesias e cores.

Festival traz para a Capital as manifestações culturais, artesanato e culinária de caipiras, tropeiros e caiçaras de 200  cidades

Além da cultura, o projeto Praça Verde, reúne representantes de oito municípios produtores de flores, frutos e flores – construindo uma grande praça com a pluralidade de plantas produzida em todo estado de São Paulo: oficinas de telha na horta, rodas de conversa sobre temperos e chás, além do plantio de mudas nativas também integram a programação.

Receitas da mesa paulista, preparadas na hora por culinaristas de diferentes regiões, em
fogões à lenha, oferecem doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias.

Outro espaço da festa é o “Pavilhão de Artesanatos”, com mais de 100 espaços e cerca de 400 artesãos produzindo, durante o festival, peças em barros, trançados em fibras, palha e cipó, esculturas em madeira e ferro, e fuxicos, bordados e panos de prato, entre outros. As crianças têm diversão garantida no “Espaço Fazendinha”, onde cerca de 150 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas, circularão pela arena do Parque. Charretes e carros de bois possibilitam ao público um passeio rural pelo evento.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *