Museu de Arte Sacra reabre em São João del-Rei

artes sacrasEsculturas, pinturas e objetos religiosos dos séculos XVIII e XIX podem ser vistos no museu reinaugurado depois de dez anos.

O prédio da antiga prisão de São João del-Rei, a 200km da capital, abre as portas com a reinauguração do Museu de Arte Sacra da cidade. Fechado por dez anos, a reabertura do local é parte das comemorações do centenário de nascimento do ex-presidente da República Tancredo Neves. O museu expõe ao público um acervo de 450 objetos, entre roupas, utensílios e adornos litúrgicos e de confrarias, ordens ou irmandades da cidade.

A característica singular é que parte do acervo ainda é usado em solenidades religiosas de São João del-Rei e depois retorna ao museu. Para a museóloga e coordenadora do novo projeto da iniciativa privada, trabalhos de artistas como Valetim Correia Pais (1817), Joaquim Francisco de Assis Pereira (1813-1893) e do “Mestre do Cajuru” destacam a religiosidade da cidade. “São nomes que começam a ser agora valorizados, com a reabertura do museu”, afirma Ana.

Entre os destaques está o conjunto de resplendores de prata do século XIX, feitos por Joaquim Francisco de Assis Pereira e usados nas imagens da Santíssima Trindade durante a coroação de Nossa Senhora. Há também imagens esculpidas por Valetim Correa Pais dos séculos XVIII e XIX, além de esculturas feitas pelo “Mestre do Cajuru”: o São Jorge e a Santa Margarida de Cortona. Outra escultura, de um Cristo Flagelado, é atribuída ao artista do barroco mineiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Outro atrativo do Museu de Arte Sacra é a coleção de oratórios domésticos e pinturas do tipo Ex-Votos, de agradecimento ao divino por curas ou milagres.

Endereço: Praça Embaixador Gastão da Cunha, 8, Centro.
Horário de visitação: 12h às 17h, de terça a domingo.
Preço: R$5 para turistas e de R$2 para são-joanenses que apresentarem comprovante de residência na cidade.

http://blog.mg.gov.br/museu-de-arte-sacra-reabre-em-sao-joao-del-rei/

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. bGMpn3 Thanks-a-mundo for the article.Much thanks again. Awesome.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *