Retratos Musicais de Inami Custódio Pinto.

Show de lançamento de CD – Retratos Musicais de Inami Custódio Pinto. Neste álbum musical são retratadas as cidades cujo autor foi acolhido para realizar suas pesquisas e aprendeu com o homem do povo a amar seu estado e seu país.

Com patrocínio entre outros apoiadores da Celepar, o autor lhes convida para o espetáculo “Retratos Musicais”:

Atenção! O trem com destino á Morretes, Antonina e Paranaguá, e outros destinos, oferece um dos passeios mais emocionantes. Senhoras e senhores passageiros, queiram tomar seus lugares.!

A viagem começa com a visita ás três cidades mais antigas, berço da civilização do PARANÁ:

Paranaguá cidade portuária, exportadora de riquezas imensas geradas nesse solo abençoado por Deus, com sua arquitetura esplendorosa. Rocio, Rio Itiberê, Valadares, Cotinga, Medeiros, Patrimônio Histórico Nacional.

Antonina, sua história e tradições, seu artesanato, comidas, bebidas e doceria típicas uma das mais belas baías do Brasil. O cantar falado da sua gente hospitaleira, o som da Filarmônica no coreto do jardim, é uma parada obrigatória ao viajante.

Morretes, cidade do Porto Real, do Menino Deus dos Três Morretes, oferecendo aos paladares mais exigentes do Brasil e do exterior um das melhores cachaças a famosa cachaça de banana.

E Caiobá, praia de céu cor-de-rosa e mar azul.

No primeiro planalto a Cidade Sorriso, Terra dos Pinheirais, das mil e uma belezas, Monumentos Culturais, Curitiba dos meus amores, é referência de cidade modelo visitada por brasileiros e povos de todas as nações.

No Segundo Planalto, Ponta Grossa, a “Princesa dos Campos” o Parque de Vila Velha, Lagoa Dourada com seus arenitos em formas de navio, taça e animais e seu refrescante Rio dos Papagaios.

E a legendária Lapa, palco de tantos heróis, das serestas e tradições.

Londrina, Capital do Norte, merecedora de epítetos mil e do ouro verde, a grande riqueza da Nação.

Na região norte central, Maringá “Cidade Canção” e sua majestosa catedral cercada de verde por e denominada” Cidade Verde”.

Toledo representando o Oeste do Estado do PARANÁ, com seus imensos jardins de soja e dourados trigais: Toledo Cidade Labor!

Nossa viagem chega ao fim, recordando uma das mais emotivas lendas da nossa mitologia: A lenda das Sete Quedas do Guairá, e também a formação das Cataratas-Patrimônio da humanidade.

As Belezas do Paraná é um registro e homenagem a dupla de cantores, músicos e compositores: Mira-Sol -Irineu Luza e Mira-Mar- Antonio dos Santos Lima, os primeiros a compor uma “Aquarela do Paraná”, numa época em que a música paraguaia teve grande penetração no Brasil.

A maneira mais natural de expressarmos o grande amor que deveríamos ter pelo nosso Estado, como neste projeto, é através da música, a voz de minh’alma.

Inami nasceu em Curitiba, em 1930, e formou-se na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Seu nome, Inami, significa em tupi-guarani: “água azul”. Inami tornou-se uma referência ao pesquisar e publicar trabalhos sobre os indígenas e a coletividades que conservam a memória de mitos, lendas, superstições, crenças, tabus e onde ocorrem manifestações de danças, autos, poesias, além do cultivo de artesanato. Além disso, entre as obras compostas por ele, está, por exemplo, o hino da cidade de Toledo.

Nas pesquisas voltadas ao folclore paranaense ele desenvolveu trabalhos sobre figuras relevantes para a história do estado, como a gralha azul, fandango e música folclórica. Fez suas primeiras pesquisas no litoral paranaense por meio de contato com pescadores e nativos das ilhas da região e realizou os primeiros registros em áudio e vídeo do Fandango Paranaense.

No meio acadêmico ministrou aulas da disciplina de “Folclore”, na Faculdade de Educação Musical do Paraná, depois, na Faculdade de Artes do Paraná, realizou várias palestras. Foi também presidente da Primeira Jornada de debates sobre o Folclore Nacional e participou de vários projetos culturais do Estado do Paraná.

Serviço:

Data – 13 e 17 de novembro

Local – SESC da Esquina/Curitiba

Rua – Visconde do Rio Branco, 969.

Curitiba – Paraná

*dia 13/11 será especificamente para os núcleos o Eja da Pref. Municipal de Curitba, no dia 23/11 teremos um show especificamente para os funcionários da CELEPAR, e dia 17/11 aberto a comunidade com ingressos a adquirir antecipadamente – pelo 99655288

No dia 17/11 será um show de lançamento de CD- Retratos Musicais- voltado ao Folclore e Turismo do Paraná.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =