Reforma do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Casa de Iemanjá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Casa de Iemanjá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Espaço que é referência na história da religião afro no Brasil recebeu R$ 560 mil do Ministério da Cultura . A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, estará em Salvador (BA) na sexta-feira (11) para entregar a obra de reforma das casas de Oxalá e de Iemanjá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, localizado no bairro da Cabula. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2000 e é referência para o processo de valorização de religiões de matriz africana do estado. 

 

O terreiro, fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos – conhecida como Mãe Aninha – representa um marco nas lutas de afirmação e identidade religiosa no Brasil.

 

As casas de Oxalá e de Iemanjá do Terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá receberam nova estrutura de sustentação do telhado, reforma e recomposição de paredes e alvenarias, nivelamento e execução de novos pisos, readequação dos espaços internos, instalação de gás, revisão geral e execução de novas instalações elétricas e hidrossanitárias e pintura geral. O valor total da obra ficou em torno de R$ 560 mil.

 

Serviço

Casa de Oxalá e Casa de Iemanjá do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Local: R. São Gonçalo do Retiro, 557, Cabula, Salvador (BA)

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *