Novo Diretor no Museu Paranaense

renato carneiroAssessor da ex secretária de cultura, Vera Mussi, o historiador Renato Carneiro acaba de assumir a direção do Museu Paranaense, espaço que abriga milhares de obras que contam a história do Estado. Com a nomeação de Carneiro, o secretário de estado da Cultura, Paulino Viapiana, completa a equipe responsável pela gerência dos Museus da Seec.

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Planejamento Governamental, Renato Carneiro que já foi assessor da Seec no governo Requião, coordenando o Projeto Paraná da Gente,  e atualmente é professor universitário de História.

“Vamos recuperar a relevância que este espaço já teve. O museu contém livros raros, jornais do século 19, objetos, fotografias, moedas e milhares de peças dos séculos 18 e 19”, diz o novo diretor. Inaugurado em 1876, o local foi o primeiro museu do Paraná e terceiro do país. O rico e diversificado acervo tem grande relevância científica para o Estado e é o maior museu histórico do Sul do Brasil.

O Museu Paranaense é uma unidade da Seec e já foi dirigido por grandes personalidades locais, como Agostinho Ermelino de Leão, Romário Martins e Loureiro Fernandes. Desde a inauguração, ocupou seis sedes, até fixar-se no Palácio São Francisco, onde já funcionou a sede do governo.

Serviço:

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco – Curitiba.

Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 9h às 17h; sábado, domingo e feriado das 11h às 15h.

Entrada: gratuita.

Informações: (41) 3304-3300.

www.cultura.pr.gov.br

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *