Nhemboaty Guasu: Nhande Reko Resakã Yvy Rupa

Encontro dos Povos Guarani da AméricaO Nhemboaty Guasu: Nhande Reko Resakã Yvy Rupa – Encontro dos Povos Guarani da América do Sul será realizado na aldeia indígena Tekoha Añetete, localizada no município de Diamante D’Oeste, no Paraná, entre os dias 2 e 5 de fevereiro.

Uma promoção do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC). Estarão reunidos cerca de 800 indígenas Guarani da Bolívia (Chiriguano), do Brasil (Kaiowa, Ñandéva e Mbya), do Paraguai (Ache-Guayaki, Kaiowa, Mbya e Ava-Guarani) e da Argentina (Mbya).

O objetivo é criar uma nova perspectiva de intercâmbio cultural que fortaleça a relação entre os Guarani e reduza o abismo existente entre essas populações e os não-índios. Pretende ainda difundir a cultura dos Povos Guarani e contribuir para uma visão mais ampla da temática indígena no Brasil e na América do Sul.

O Encontro dos Povos Guarani da América do Sul reunirá, além das lideranças indígenas da etnia, autoridades e convidados dos países participantes. Nos dois primeiros dias do evento serão voltados para as  plenárias constituídas exclusivamente por indígenas. O terceiro e último dia serão dedicados à apresentação das considerações e deliberações tomadas em assembleia às autoridades presentes.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *