Museu das Missões será recuperado

museudasmisses-140901210858-phpapp01-thumbnail-4

Foi anunciado a liberação de R$ 1,5 milhão para a recuperação do Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS). O anúncio foi feito durante visita à Fundação Iberê Camargo, neste sábado (25), em Porto Alegre. Recentemente, o museu foi atingido por um forte temporal, danificando sua estrutura e acervo. Com o recurso, dá-se início ao trabalho de recuperação deste importante espaço de cultura, localizado no Rio Grande do Sul.

 

Ciceroneado pelo superintendente da Fundação Iberê Camargo, Fabio Coutinho, pelo diretor Rodrigo Azevedo, os conselheiros Renato Malcon e Justo Werlang, e pelo coordenador do acervo, Eduardo Haesbaert, Calero Ministro da Cultura conferiu de perto o trabalho de Iberê Camargo – um dos grandes nomes da arte brasileira do século 20 – e conheceu em detalhes a Fundação que leva o seu nome e guarda um acervo gigantesco de desenhos e gravuras do artista. O projeto do espaço é do português Álvaro Siza e foi inaugurado em 2008.

 

Haesbaer foi quem detalhou a arte de Iberê e contou peculiaridades de algumas criações. Depois de conferir a exposição de Iberê: Diálogos no Tempo, com curadoria de Angélica de Moraes, em que pela primeira vez foi exibida a série completa de suítes serigráfica e também a série de desenhos Desastre, nos quais Iberê retratou carcaças de ferro-velho amontoados, o ministro visitou a exposição Arte Moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz, que tem curadoria de Regina Teixeira de Barros, e foi aberta dia 24 de junho, onde permanecerá até o dia 18 de outubro, e conferiu uma seleção de pelo menos 76 obras criadas por artistas brasileiros entre as décadas de 1920 e 1960.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *