Lançamento do Livro Museus e Fosseis da região sul do Brasil

Com lançamento marcado para esta quarta feira, dia 18/04, às 19h30, o livro Museus e Fósseis da Região Sul do Brasil escrito e editado por Paulo Cesar Manzing e Luiz Carlos Weinschütz no Auditório da Universidade do Contestado na cidade de Mafra em Santa Catarina.

A obra, produzida com recursos obtidos através da Lei Rouanet, apresenta um maravilhoso registro dos acervos de fosseis das principais instituições do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acompanhado de um minucioso detalhamento, fruto da ampla pesquisa desenvolvida pelos autores, integrantes do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado – CENPÁLEO – Mafra/SC, uma das mais respeitadas instituições no estudo da Paleontologia.

O livro tem como diferencial, além das belas imagens captadas pela lente de Paulo Manzig (Editor, autor e fotógrafo desta obra) a apresentação de um anexo com imagens em 3D, dando aos leitores uma percepção diferenciada de algumas das peças apresentadas. Por isso, o livro oferece aos leitores óculos especiais para a visualização das imagens em 3D.

Outra característica importante deste projeto, é que por meio dos trabalhos de execução desta obra, foi identificado um afloramento com fosseis de pterossauros (répteis voadores) na cidade de Cruzeiro do Oeste, noroeste do Paraná.

Esta descoberta, sob o ponto de vista da ciência, é de grande importância não só por estes fosseis apresentarem aproximadamente 110 milhões de anos, mas também pelo fato de ser este o primeiro pterossauro “paranaense”.

Outro aspecto de relevância é que em virtude da localização geográfica desta descoberta, o fato em si deverá de certa forma provocar reflexões e contestações em algumas teorias existentes sobre a evolução dos pterossauros e da geologia da região, que até então era considerada afossilífera, ou seja, sem a presença de fosseis.

 

 

 

Um pterossauro na gaveta

Um dos capítulos importantes do livro, fruto deste projeto, é justamente aquele que aborda a história da descoberta destes fósseis de pterossauros, uma vez que algumas amostras que levaram ao afloramento em Cruzeiro do Oeste estavam sob a guarda de uma universidade paranaense há 36 anos, o que chamou a atenção do geólogo Paulo Manzig que buscou saber a origem deste material.

Paulo Manzig e dois geólogos da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR) percorreram então a região de Cruzeiro do Oeste em busca do local original de onde saíram aquelas primeiras amostras. Depois de algum tempo, e quase que de forma fortuita, eles conseguiram encontrar o verdadeiro descobridor deste fósseis: João Gustavo Dobruski, morador de Cruzeiro do Oeste e filho de Alexandre Dobruski, já falecido. Os dois localizaram aquelas amostras em 1971, no entanto, na época, tal descoberta não mereceu muita atenção por parte de ninguém.

 

Mais Fósseis

Segundo Paulo Manzig e Luiz Carlos Weinchütz (ambos integrantes do CENPÁLEO – Centro de Paleontologia da Universidade do Contestado/Mafra-SC) é possível que novos fosseis sejam localizados nesta mesma região.

Por isso, buscando preservar este importante afloramento, a Prefeitura de Cruzeiro do Oeste, junto as instituições e pesquisadores das principais Universidades do Estado do Paraná, estão buscando a melhor maneira de adotar medidas de preservação e proteção desta área, para que o estudo deste material seja aprofundado, ao mesmo tempo em que sejam adotadas ações que garantam a integridade destes fósseis.

Para os produtores deste projeto, a grande satisfação pelo resultado final da obra e a importante contribuição com esta descoberta, fizeram com que o cronograma inicialmente previsto sofresse alguma alteração e o lançamento do livro também fosse estendido para outras cidades como de Cruzeiro do Oeste/PR, Curitiba/PR, Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS.

Lançamento: dia 18 de abril, quarta-feira, às 19h30, no Auditório da Universidade do Contestado na cidade de Mafra/SC, o livro Museus e Fósseis da Região Sul do Brasil escrito e editado por Paulo Cesar Manzig e Luiz Carlos Weinschütz

 

Mais informações sobre o projeto MUSEUS E FOSSEIS DA REGIÂO SUL

Favor entrar em contato com Marcelo Miguel pelos fones

(41) 3029-3660 ou 8873-4000 ou pelo email contato@quixoteart.com.br

    Author: Redação

    Share This Post On

    153 Comentários

    1. Hx9nqh A round of applause for your blog. Much obliged.

    2. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a great blog like this one nowadays.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. free ipad giveaway real - Title... [...]please go to the web-sites we comply with, which includes this 1, because it represents our picks from the web[...]...
    2. get GooglePlus - Title... [...]we prefer to honor many other online web-sites around the web, even though they aren’t linked to us, by linking …
    3. stern kaufen - Title... [...]Here are a few of the web pages we suggest for our visitors[...]...
    4. stern kaufen - Title... [...]one of our visitors not long ago encouraged the following website[...]...
    5. electronic cigarette uk - Title... [...]below you will come across the link to some web pages that we believe you'll want to visit[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *