Galo da Madrugada

galoPrepara festa para 1,6 milhão de foliõe. Serão vinte e seis trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras de chão, cabeções e passistas em dez horas da maior folia do mundo. Contagem regressiva: o maior desfile da Terra já está com tudo pronto para a felicidade dos pernambucanos e de todos os foliões visitantes. O Galo da Madrugada preparou uma programação de peso para este Carnaval, com a meta de quebrar seu próprio recorde e levar 1,6 milhão de foliões às ruas dos bairros de São José e Santo Antônio, no centro do Recife, neste sábado, dia 05 de março. Serão 26 trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras de chão, passistas e cabeções juntos em uma folia que tem a cara de Pernambuco: democrática, aberta, sem cordão de isolamento e com diversão gratuita garantida para todos.

 

A movimentação de pessoas no centro do Recife, no sábado de Carnaval, dura todo o dia. Os foliões começam a chegar pela manhã – já por volta das 6h começa a concentração da multidão fantasiada que vai acompanhar a saída oficial do bloco, que acontece pontualmente às 9h, com a queima de fogos e a largada dos trios elétricos. A festa com mais de 600 músicos tem animação certa até as 19h, culminando com a apoteose na Avenida Guararapes, quando a multidão reverencia o maior símbolo do Carnaval pernambucano: o Galo gigante montado na Ponte Duarte Coelho.

 

Uma das grandes novidades do desfile deste ano é a escolha da primeira Musa do Galo: a modelo e dançarina pernambucana Wanessa Mattos. Ela vai desfilar neste ano no trio elétrico “Zeus” do puxador oficial do maior bloco do mundo, Gustavo Travassos, ao lado de Fafá de Belém e Beto Hortis. Aos 23 anos, Wanessa Mattos já foi eleita Musa do Brasileirão em 2009 e é a atual Rainha do Carnaval de Jaboatão dos Guararapes. A partir de 2012 a escolha será feita por concurso.

 

 

 

Em seu 34ª desfile, o Galo da Madrugada homenageia os pernambucanos que estão distantes adotando como tema o título do frevo de Luiz Bandeira, “Voltei, Recife!”, uma das canções mais representativas do repertório da Folia de Momo na cidade. Engrandecendo essa homenagem, o Galo 2011 terá seu símbolo estampado nas correspondências de pernambucanos em todo o mundo. O maior bloco do mundo figura em uma edição limitada de 1.560 selos especiais dos Correios, encomendados pelo vereador do Recife Inácio Neto.

 

 

TEMA E ALEGORIAS

 

No desfile de 2011, o Galo da Madrugada homenageia os compositores de frevo de Pernambuco, na figura de 12 dos maiores nomes da composição do ritmo: Antônio Maria, Luiz Bandeira, Nelson Ferreira, Matias da Rocha, João Santiago, Capiba, Jota Michiles, Getúlio Cavalcanti, Duda, Zé Menezes, Edgar Moraes e Alírio Moraes. A homenagem a estes artistas figura nas fotografias gigantes ilustrando os quatro carros alegóricos que integram o desfile deste ano, em especial no carro “Compositores”.

 

Além dos autores que vão figurar nos carros alegóricos, haverá ainda galhardetes com fotografias de outros compositores. Os carros alegóricos têm três metros de largura por 13 metros de comprimento e entre quatro e cinco metros de altura. O gasto estimado para preparar as alegorias é de R$ 105 mil, incluindo mão-de-obra, material, instalações elétricas e fantasias. Ainda compõem o desfile três bonecos gigantes, 40 bandeiras de Pernambuco, cem cabeções, 40 fantasias de destaque e um grupo de 30 passistas.

 

O carro da Música irá levar os foliões a uma viagem pelo universo das canções feitas por esses pernambucanos apaixonados, como “Voltei, Recife”, “Frevo da Saudade”, “Vassourinhas”, “Oh, Bela” e “Evocação nº 1”. O tradicional “Bonde” do Bairro de São José também estará presente em um dos carros. A arquitetura do Recife será evidenciada nas alegorias, com varandas, azulejos, lampiões, pontes e todas as marcas dos prédios históricos da capital pernambucana nos carros alegóricos. A tradicional imagem do Galo de cinco metros de altura, que compõe o carro abre-alas, também vem de cara nova, ainda mais colorido.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

As alegorias tradicionais do maior bloco do mundo abrem o desfile: primeiro, o carro alegórico Abre-Alas com o Galo gigante acompanhado de 10 clarins. Em seguida, é a vez do estandarte do Galo da Madrugada, o Grupo Galo-1978, que representa a formação inicial do Galo da Madrugada, com orquestra de chão do Galo da Madrugada e figurantes fantasiados de alma, relembrando o primeiro desfile, mais o boneco gigante de Enéas Freire e um grupo de 30 passistas. Na sequência, virão o Rei Momo e a Rainha do Carnaval do Recife, os estandartes, o minitrio BondeMais, com a Orquestra Perfil,  100 cabeções, a alegoria dos Compositores, a Frevioca, a alegoria das Máscaras e o carro alegórico do Bonde.

 

Com o objetivo de fortalecer os artistas locais, o Galo da Madrugada traz em cada trio uma orquestra e é comandado por uma banda pernambucana ou que tenha intimidade com a música de Pernambuco, acompanhada de convidados com projeção nacional. Os trios elétricos desfilam na seguinte sequência: Trio Zeus, com Gustavo Travassos, Fafá de Belém, Beto Hortis e Palhaço Chocolate, além da Musa do Galo 2011, Wanessa Mattos; Trio Selva Nua, do Maestro Spok e Daniela Mercury; Trio Tutti-fruti, com Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério; Geraldinho Lins no Trio Star; Trio da Asas da América; Trio Milenium, comandado por Elba Ramalho e trazendo Silvério Pessoa como convidado; dois trios do Governo do Estado, um deles com a banda 100% Mulher; Trio Oxigênio de Nena Queiroga, trazendo a revelação da MPB, Maria Gadú como convidada; Trio Pileque de Saia Elétrica; Trio Guiness, com André Rio e Gerlane Lops; Trio Balada, animado por Almir Rouche e Marron Brasileiro; Trio Status 01, em que a Capital do Frevo vai trazer como convidados os compositores Getulio Cavalcante, Bráulio de Castro, Jota Michiles, Maestro Edson Rodrigues, Maestro Duda, Maestro Neneu Liberalquino, Luis Guimarães, Maestro Claudio Almeida, Maestro Nunes e Xico Bizerra, entre outros.

 

Em seguida, o Trio Batuke, do grupo Som da Terra, seguido pelo Trio Amazonas, do Quinteto Violado; Trio Chega Mais, da Trombonada; Trio Papão, com João do Morro; Trio Diamante, de Fabiana Pimentinha; Trio Faraó, com Ed Carlos e Edilza Aires; Trio Planeta, que será o “trio dos forrozeiros”, com Seu Januário e convidados como Roberto Rangel, Dudu do Acordeom, Irah Caldeira, Roberto Cruz, Tony Moratto, Andrezza Formiga, André Macambira, Rogério Rangel, Território Nordestino, Culé de Xá, Perkata de Couro, Anna Alves e Chico Bala; Trio Energia, do Maestro Lima Neto, que vai trazer como convidada Adryana BB; Trio Bacana, com a Banda da Polícia Militar; Trio Mix, dos Amigos Sertanejos; e fechando o desfile o Trio Pileque3, de Elias Ahur.

 

VIPS NO CAMAROTE OFICIAL

No desfile do Galo da Madrugada, as celebridades não estarão só nos trios elétricos: o Camarote Oficial, na Praça Sérgio Loreto, receberá artistas que vão interagir com as atrações através de uma passarela com elevador. Entre os nomes de destaque, Sandra de Sá e Hermeto Pascoal, que vão acompanhar a passagem do trio do Maestro Forró, Emílio Santiago, que vai interagir com o trio de Almir Rouche, Paulo Ricardo, que prometeu cantar o tema do BBB em ritmo de frevo acompanhando Nena Queiroga e Maria Gadú, Emanuelle Araújo, que veio no ano passado e pediu bis, além de Robertinho de Recife, Luiz Melodia e a atriz pernambucana Giselle Tigre, que prometeu dar uma palhinha também junto com os trios.

 

Neste ano, Lula Queiroga será o mestre de cerimônia do Camarote Oficial Vip e vai receber artistas, personalidades, políticos e formadores de opinião. O som do espaço vai ficar a cargo do DJ Dolores, com direito a jam session de Gabriel O Pensador. Eles vão agitar a pista para celebridades como os globais Bernardo Marinho e Maria Flor, da minissérie “Aline”, Luigi Baricelli, Ricky Tavares, de “Malhação”, Tuca Andrade, Claudia Alencar, Joana Limaverde, Carla Daniel, além das atrizes Thalma de Freitas e Guta Stresser, que vieram em 2010 e neste ano vão repetir a dose no maior bloco do mundo. Também marcam presença Sylvinho Blau-Blau e sua esposa Ana Paula Pereira, ex-rainha da Bateria da Mangueira, além da modelo Mariana Weickert e do casal de atores Fábio Villa Verde da novela “Amor e Revolução” do SBT, e Regiane Cesnique.

 

NOVO PERCURSO E GALO 1978

No desfile 2011, a agremiação carnavalesca passará a ter o seguinte trajeto: ela começa na Travessa do Forte das Cinco Pontas, seguindo pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua Imperial, Rua do Muniz, Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. A dispersão ocorrerá na Rua do Sol, Praça da República, Rua do Imperador e no Cais José Estelita. O percurso dura em média quatro horas, percorrendo cinco quilômetros. O primeiro trio sai às 9h e o último encerra o desfile por volta das 18h30.

 

Com a mudança do percurso para o desfile do Carnaval 2011, saindo da Rua da Concórdia para a Av. Dantas Barreto, a Concórdia será palco este ano de um carnaval que traz de volta as origens do Clube: o “Galo 1978”. Haverá orquestras de frevo no chão e animação não só durante o desfile do sábado, mas também na segunda e terça–feira de Carnaval. A iniciativa traz de volta as raízes do Galo e será um ponto de encontro para aqueles foliões que gostam de curtir o clima dos antigos carnavais, com alegorias de mão e apresentação de agremiações tradicionais.  Os desfiles na Rua da Concórdia serão realizados no sábado de Zé Pereira, 5 de março, das 9h às 17h, simultaneamente ao percurso oficial na Avenida Dantas Barreto.

 

HISTÓRIA DO GALO

 

De uma reunião de um grupo de amigos na casa do empresário Enéas Alves Freire surgiu o que viria a ser o maior bloco do mundo, em dezembro de 1977. O Clube de Máscaras O Galo da Madrugada foi assim batizado porque deveria sair cedo no sábado de Carnaval, antes mesmo que o comércio abrisse, e arrastar os foliões que encontrasse pela rua. Fundado oficialmente em 23 de janeiro de 1978, o Galo fez seu primeiro desfile às 5h do Sábado de Zé Pereira, no Carnaval daquele mesmo ano. Se na primeira vez que o bloco saiu não havia mais que 75 foliões, em 1995 a agremiação se sagrou no Guiness Book, o livro dos recordes, como a maior do mundo, arrastando mais de um milhão de pessoas. Nos últimos anos, o número de foliões tem ultrapassado a marca de um milhão, chegando em 2010 a 1,5 milhão de pessoas e se igualando à população da capital pernambucana.

 

 

Informações para a Imprensa:

 

. EXECUTIVA PRESS

 

Fone: 55 81 3221.5926

 

www.executivapress.com.br

 

Fabiana Galvão – 55 (81) 9966.4166 – fabiana@executivapress.com.br

 

Karlla Barbosa – 55 (81) 9961.7937 – karlla@executivapress.com.br

 

Assistente de atendimento: Helena Alencar jornalismo@executivapress.com.br

 

Twitter – @executivapress

    Author: Redação

    Share This Post On

    5 Comentários

    1. TG9Sf2 I cannot thank you enough for the article post.Much thanks again. Really Great.

    2. 9hLu48 A round of applause for your blog article.Really thank you! Really Great.

    3. I am so grateful for your blog.Really thank you! Really Great.

    4. Really appreciate you sharing this blog post. Will read on…

    Trackbacks/Pingbacks

    1. making money online - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine a number of unrelated information, nonetheless genuinely really worth taking a look, whoa did …
    2. North Korea - Title... [...]that is the finish of this write-up. Right here you’ll come across some internet sites that we think you’ll value, …
    3. italian fashion brands supplier - Title... [...]although sites we backlink to below are considerably not connected to ours, we feel they are really really worth a …
    4. secured personal loans bad credit - Title... [...]just beneath, are several absolutely not connected web sites to ours, nevertheless, they are surely really worth going over[...]...
    5. legal moneylender - Title... [...]Sites of interest we have a link to[...]...
    6. erhu - Title... [...]Every as soon as inside a even though we select blogs that we study. Listed below are the latest web-sites …
    7. Chinese bawu flute - Title... [...]The information and facts talked about within the post are several of the most effective accessible [...]...
    8. simple wordpress themes - Title... [...]Here is a superb Blog You may Obtain Interesting that we Encourage You[...]...
    9. Chinese xun flute - Title... [...]always a big fan of linking to bloggers that I really like but do not get a great deal of …
    10. buy guzheng - Title... [...]Here is a great Weblog You may Find Fascinating that we Encourage You[...]...
    11. Create Website - Title... [...]that could be the end of this article. Right here you’ll locate some websites that we consider you’ll enjoy, just …
    12. Backdrop Curtains - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    13. michele trueba - Title... [...]that is the end of this report. Right here you will uncover some websites that we feel you will value, …
    14. pasang iklan gratis tanpa daftar - Title... [...]Sites of interest we have a link to[...]...
    15. Canon EOS 70D - Title... [...]Here is a superb Blog You might Uncover Exciting that we Encourage You[...]...
    16. compare car insurance rates australia - Title... [...]Every as soon as in a when we pick blogs that we read. Listed beneath are the most up-to-date web …
    17. Angelina Dorcas - Title... [...]one of our visitors lately encouraged the following website[...]...
    18. My Homepage - ... [Trackback]... [...] Read More Infos here: brasilcultura.com.br/antropologia/galo-da-madrugada/ [...]...
    19. Treasa Go - Title... [...]although web sites we backlink to below are considerably not associated to ours, we feel they are truly worth a …
    20. Social Media Marketing Company - Title... [...]always a significant fan of linking to bloggers that I like but really don't get quite a bit of link …
    21. laser cellulite treatment - Title... [...]always a huge fan of linking to bloggers that I really like but really don't get a whole lot of …
    22. Social Media Marketing companies - Title... [...]Here are a number of the web pages we recommend for our visitors[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *