Festa da Diversidade

materia-terreiro-miolo-festaAnúncio de reforma da Casa de Omolu pelo MinC presenteia Ilê Axé Opô Afonjá. O secretário executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, esteve presente (01.08), no último dia de comemorações do centenário do Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, representando o ministro Juca Ferreira. Manevy visitou as obras financiadas pelo MinC na Casa de Oxalá, que deve ser entregue em setembro, para a festa das águas de Oxalá, e anunciou apoio do governo para reformar a Casa de Omolu.

Em pronunciamento, Manevy justificou a ausência do ministro, que está presidindo a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Brasília. O ministro presidiu, ontem, a sessão que conferiu ao Brasil a inclusão de mais um bem à Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade reconhecido pela Unesco: a praça de São Francisco, na cidade de São Cristovão (SE).

“Os terreiros são lugares privilegiados para a preservação das memórias ancestrais. O Ilê Axé Opô Afonjá é um dos mais importantes dos seus pilares”, disse Manevy. O secretário leu o discurso que o ministro havia preparado para o evento. “Mãe Aninha, a fundadora do Axé Opô Afonjá, aqui hoje homenageado, é um dos maiores exemplos na história nacional de uma política sem partidos, que caracteriza a dimensão litúrgica dos descendentes de africanos no Brasil”, destacou.

Em um trecho do discurso lido por Manevy, o ministro Juca Ferreira afirma que “lidando com as diferenças (as irmandades religiosas, o convívio com intelectuais), o terreiro deixa uma lição republicana para a atualidade: espiritualidade é, antes de tudo, independência do espírito frente aos dogmas e às verdades absolutas. Quando se é pleno de espírito, respeita-se a diferença, respeita-se a crença do outro. Isso é grandeza, isso é, junto com o axé guardado, um dos conteúdos preciosos do Axé Opô Afonjá”.

Sobre o apoio recebido do Ministério da Cultura, Mãe Stela disse que “uma forma de agradecer a cada um que está de mãos dadas conosco é pedir nos pés de cada Orixá para que tudo evolua bem na vida espiritual de vocês”.

Durante os festejos, houve o lançamento, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), de um selo personalizado e um carimbo comemorativo. Também houve a inauguração do Busto de Mãe Aninha, o lançamento de publicações, dança, capoeira, documentário e palestras. O encerramento das comemorações foi embalado pelo ritmo da banda Aiyê (Ilê Aiyê), que agitou os convidados durante a celebração do centenário.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    66 Comentários

    1. Im thankful for the blog post.Thanks Again. Much obliged.

    2. kYfjbn I truly appreciate this blog. Fantastic.

    3. Im thankful for the blog post.Much thanks again. Keep writing.

    4. Thanks so much for the post.Really looking forward to read more. Will read on…

    5. I think this is a real great article. Great.

    6. Appreciate you sharing, great article post.Thanks Again. Really Great.

    7. Hey, thanks for the blog post.Much thanks again. Want more.

    8. I cannot thank you enough for the article. Really Cool.

    9. Looking forward to reading more. Great blog article.Much thanks again. Much obliged.

    10. Im grateful for the article.Much thanks again. Want more.

    11. I really liked your blog post.Really thank you! Awesome.

    12. Im obliged for the blog article.Thanks Again. Really Great.

    13. Thanks for sharing, this is a fantastic blog post.Really looking forward to read more. Want more.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. iWowWe - Title... [...]just beneath, are numerous absolutely not associated web sites to ours, however, they may be surely worth going over[...]...
    2. Check This website - Title... [...]Every when inside a while we opt for blogs that we study. Listed beneath are the newest websites that we …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *