Corpo-Imagem dos Terreiros

terreirosCorpo-Imagem dos TerreirosProjeto discute a experência ritual e a produção de fotografias. Projeto contemplado pela seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009-2010, Corpo-Imagem dos Terreiros discute a produção de imagens fotográficas no contexto dos rituais religiosos afro-brasileiros, para criar um repertório crítico e visual sobre esse patrimônio de origem africana.

O projeto, desdobramento do Representação Imagética das Africanidades no Brasil, realizado em 2007, dá início às atividades relativas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Os debates acontecem a partir de uma série de mesas-redondas que tratam da formação dos terreiros, do cotidiano, da influência dessa cultura na formação da identidade nacional e na manutenção da diversidade étnica. As palestras evidenciam o papel das imagens fotográficas no registro e difusão da experiência ritual, o que contribui para a compreensão do universo cultural e sagrado.

Leia mais.

Sobre o Cultura e Pensamento

Cultura e Pensamento é um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural, que seleciona e apoia projetos de debates presenciais e publicações. Coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, seu objetivo é dar suporte a iniciativas que proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais do País.

Os editais Cultura e Pensamento têm patrocínio da Petrobras, com realização da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX e da Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa. O conteúdo dos debates e das publicações produzidos por meio do Programa encontra-se disponível no portal.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *