Ribeirão Preto sedia o 23º Encontro Nacional de Folia de Reis

O 23º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto acontece em 25 de janeiro (domingo). O tradicional evento é realizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto com a Secretaria da Cultura e conta com a organização da Associação Transformar, dentro do Projeto Cultura Caipira. Aberta ao público, a ação, será, das 8h às 22h, na Praça José Rossi, na Vila Virgínia. A organização tem a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes numa celebração de fé e união cultural.

Segundo a coordenadora da festa, Carminha Rezende, são esperadas cerca de 40 companhias de reis de Ribeirão Preto e região, Minas Gerais, Paraná e outros estados. “Durante o Encontro as pessoas renovam a sua fé. Muitas se emocionam com a missa, a encenação dos Reis Magos e com as apresentações das Companhias”, diz.

A comemoração é uma das mais importantes da cultura popular e neste ano reúne mais de 200 voluntários, todos, engajados, em prol da atividade que nesta edição terá muitas novidades. Entre os destaques estão a participação da Comitiva Esteio de Aroeira, coordenada por Carlinhos Festucci, de Ribeirão Preto, que irá demonstrar as tradições dos tropeiros durante suas viagem, como, por exemplo, o preparo do café que será torrado e socado no local com o “jeitinho” artesanal e rústico da época. Fotógrafos profissionais e estudantes farão as imagens das companhias.Os alunos da Escola de Circo Só Riso encenarão uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Um grupo de pesquisadores do Coletivo Corpo Aberto, da capital paulista, estará no evento especialmente para estudar a tradição da Folia de Reis e acompanharão os preparativos desde o início do Encontro. O professor Nilton Manoel coordenará a atividade Varal de Trovas. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de colocar a criatividade em prática e deixar frases, poesias e homenagens no local.

“A Folia de Reis é uma expressão folclórica e religiosa muito esperada pelos devotos. O festejo popular reúne música, dança, teatro em uma das praças mais conhecidas de Ribeirão Preto. Nossa expectativa é a de receber mais de 20 mil pessoas na edição de 2015″, comenta Alessandro Maraca, secretário municipal da Cultura.

Para a presidente da Associação Transformar, Joana Dark Costa o Encontro é fundamental para manter viva a cultura caipira. “A Transformar é parceira da prefeitura e tem o intuito de recuperar as tradições do campo. Nossa cidade e a nossa região tem a necessidade de construir manifestações culturais que mantenham vivas a tradição e o patrimônio cultural e imaterial da roça”, comenta Joana.

O evento oferecerá aos visitantes uma completa infraestrutura com sanitários, água e ambulância para emergências para que a data seja comemorada com segurança e bem-estar.
A gestão sabe da importância da preservação do meio ambiente e o Horto Municipal distribuirá mudas de árvores frutíferas para os visitantes. A Organização Arte Vida e artesãos independentes vão comercializar suvenires com a temática do evento.

Folia de Reis – É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela possui um caráter profano religioso que faz parte do ciclo natalino quando se fazem as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades ou festejos populares como: Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.
Serviço
23º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto
Data – 25 de janeiro (domingo)
Horário – das 8h às 22h
Local – Praça José Rossi – Bairro Vila Virgínia – Ribeirão Preto
Entrada – gratuita

Programação
8h – Abertura com a celebração da Santa Missa com o Padre Francisco Jaber.Z Moussa (Padre Chicão) em união com a comunidade da Paróquia Santa Maria Goretti.
10h – Hasteamento das bandeiras de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, São Sebastião (padroeiro de Ribeirão Preto) e da Bandeira de Santos Reis.
11h30 – Inicio das apresentações das companhias de reis e congadas visitantes. Almoço para as Companhias de Reis
14h30 – Homenagem ao patrono Domingos Galego, grande festeiro e devoto de Ribeirão Preto que mantém a tradição da festa há 38 anos.
16h30 – Encenação do Presépio de Reisado pelo Grupo Abraxas da Associação Transformar, dirigido pelo diretor Ricardo Cione, da Companhia de Teatro Reviver Artes e Tradições.
18h – Continuidade das apresentações das companhias de reis.
21h – Encerramento

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *