Quer curtir um carnaval diferente? Escolha o seu bloco

blocofunebreO Carnaval é a tradicional festa popular do Brasil em que todos podem brincar de ser alguém diferente.  Da sexta-feira até a quarta-feira de cinzas, os brasileiros saem às ruas fantasiados e embalados por blocos de samba, rock, cortejo fúnebre e até Beatles. É uma festa democrática, que reúne gente de todas as classes sociais, sem diferenças. Para sair às ruas, é preciso apenas alegria e disposição para enfrentar a folia, mas vale também usar e abusar das fantasias, algumas mais trabalhadas e outras feitas no improviso com o que se têm em casa, cada um celebrando à sua maneira. O Ministério do Turismo listou aqui alguns dos blocos alternativos que fazem do carnaval brasileiro uma das maiores festas do mundo.

Bloco Lírico – Brasília ganha este ano o primeiro bloco Lírico – o Alvorada do Planalto. Nos moldes antigos, o bloco é formado por gente fantasiada de colombina, arlequim e palhaço e a música é composta por instrumentos de sopro e cordas, coral feminino e frevo. Eles saem nos dias 7 e 9 de fevereiro, do Clube Vizinhança 108/109 sul e seguem até o Beirute na 109 sul.

Bloco Fúnebre –
Com o lema “Enterrando a tristeza e ressuscitando a alegria”, o bloco Fúnebre começou a sair às ruas de Belo Horizonte em 2013.Nas cores preto, roxo e rosa, o bloco conta com 30 instrumentistas que tocam as tradicionais marchas de carnaval em tom de rock’n roll. O cortejo fúnebre acontece na noite da sexta-feira que abre o carnaval: um caixão de cerveja, uma coroa de flores e a alegoria. O bloco se concentra na Praça da Bandeira e desce a Avenida Afonso Pena, rumo a Praça da Estação. No ano passado 500 pessoas participaram.

“A ideia surgiu dos cortejos fúnebres dos jazzistas de Nova Orleans, Estados Unidos. Quando morre um musico eles fazem um cortejo ao som de jazz”, contou Leonardo Luiz Lima Duarte, idealizador do bloco. Este ano o bloco Fúnebre sai da praça da Bandeira, dia 5 de fevereiro às 20h.

Bloco Tô de Bowie – Em São Paulo, o bloco Tô de Bowie faz uma homenagem ao artista David Bowie. O bloco sai do Largo Santa Cecília, dia 9 de fevereiro, às 15h e já tem 16 mil pessoas confirmadas pelo Facebook. “Teremos uma banda tocando algumas músicas do Bowie em ritmo de marchinha e um DJ discotecando os clássicos”, diz Luiz Franco, um dos organizadores.


Bloco do Sargento Pimenta sai no Rio de Janeiro. Crédito: Divulgação.

Bloco do Sargento Pimenta – Carnaval ao som dos Beatles, essa é a proposta do bloco Sargento Pimenta que surgiu no Rio de Janeiro em 2010, mas já é famoso em todo o país e também promove shows. No dia 8 de fevereiro, às 10h, eles estarão no Aterro do Flamengo, no monumento aos Pracinhas. No Rio de Janeiro, eles saem no dia 9 de fevereiro, dos Arcos da Lapa (RJ), às 19h30. No ano passado o bloco reuniu 180 mil pessoas.

Carnaval Secreto – O Bloco Secreto é organizado por cariocas que só divulgam o local onde estarão horas antes do evento. No Rio de Janeiro, já invadiram o saguão do aeroporto Santos Dumont, passaram pelo centro da cidade e Aterro do Flamengo. O bloco aumenta a cada ano e já reuniu mais de três mil participantes no ano passado.  A divulgação do local e hora é só no boca a boca.

Bloco do Cafuçu – Em João Pessoa, o bloco do Cafuçu tem como tradição pessoas vestidas no estilo brega. O bloco começou em 1990 na orla de Cabo Branco, mas hoje ocupa as ruas do centro histórico de João Pessoa, na praça Dom Adauto e Ponto de Cem Réis. Este ano eles saem dia 5 de fevereiro, sexta-feira, ao som de marchinhas e frevo. Cafuçu quer dizer maus modos.

Bloco Us Cão – Na praia da Redinha, em Natal, o bloco Us Cão se transformou em uma festa tradicional. Não é preciso se preocupar com fantasia. Desde 1962, o grupo sai vestido de lama do rio Potengi e depois toma um banho de mar. O bloco Us cão sai no dia 9 de fevereiro, às 9 horas.

Bloco dos sujos – Em Florianópolis, o bloco dos sujos reuniu 70 mil pessoas no ano passado. Formado por homens vestidos de mulheres ao som de funk e música eletrônica. Este ano eles saem no dia 6 de fevereiro, às 14h, do centro da cidade.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *