Os rumos da composição paranaense em pauta

rumos da composicao paranaenseO 1º Encontro Paranaense de Composição Musical, pela primeira vez no Festival, vai reunir compositores paranaenses em três dias de conferências. Com o tema “Rumos da criação musical paranaense”, o 30° FML realiza de 19 a 21 de julho na ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina (Rua Minas Gerais, 297, 1º andar), o 1º Encontro Paranaense de Composição Musical. As participações dos compositores paranaenses Arrigo Barnabé, Chico Mello, Harry Crowl, Rogério Krieger e Mário Loureiro estão confirmadas.

A programação será aberta nesta segunda-feira, dia 19, às 9h, no auditório da ACIL com o lançamento do livro ‘Obra Coral’ de Henrique de Curitiba, além de uma homenagem ao autor. O evento é aberto a todo o público e a programação completa está no site www.fml.com.br

“O encontro vai discutir a estética da composição, mas não só a forma como é escrita, mas a tendência moderna que o compositor adota”, fundamenta Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do festival. O encontro abrange palestras, conferências e mesa redondas. O diretor artístico completa: “Faremos um ‘varal de partituras’ para expor as partituras desses compositores paranaenses”.

Na programação, estão previstos os seguintes temas: “Panorama da composição musical no Paraná” com Harry Crowl; “A importância da música na sociedade atual”, organizado por Rogério Krieger; “Criação musical e crise da cultura na sociedade contemporânea” discutida pelo londrinense Arrigo Barnabé; a mesa redonda “Aspectos da formação do compositor na atualidade” mediado por Mário Loureiro e “Corporalidade, referência e identidade” coordenado por Chico Mello.

Para o professor da UEL, Mário Loureiro, que será o mediador de várias mesas, o encontro é resultado de uma busca antiga e a oportunidade para saber o estado da arte da composição paranaense. “Temos uma história na composição no Estado, que poderemos levantar agora”, afirma. Segundo Loureiro o formato do evento vai permitir a identificação das influências que os compositores paranaenses sofreram na sua formação e abordar as técnicas de formação desses artistas. “Isto é ótimo para as gerações que estão surgindo”, diz.

Sobre os compositores:
Harry Crowl: Estudou na Juilliard School of Music. Foi delegado brasileiro junto à Sociedade Internacional de Música Comtemporânea (SIMC), entre 2002 e 2006. Atualmente, é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná e produtor de programas de rádio da Paraná Educativa FM.
Arrigo Barnabé: Surgiu na cena musical brasileira no final dos anos 70. Em 1980 lança o álbum independente “Clara Crocodilo”, marco inicial da vanguarda paulista, apresentando uma fusão entre a música popular urbana e a música erudita contemporânea. Em 2009 estreia o show “Caixa de ódio”, dedicado à interpretação da obra de Lupicínio Rodrigues. Idealiza e apresenta, desde 2004

programa Supertônica, na rádio Cultura FM.
Mário Loureiro: Graduado em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado(SP), é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP. Professor do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina.
Chico Mello: Formado em Violão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Medicina pela UFPR e Composição e Teoria Musical pela Hochschule der Künste, em Berlim. Doutor em Musicologia pela Technische Universität Dortmund, em Dortmund. Trabalhou como arranjador, compositor e instrumentista em grupos de música popular e música experimental no Brasil.
Rogério Krieger: Estudou Regência com Roberto Duarte e com o búlgaro Kamem Goleminov. Atuou como solista da Camerata Antiqua de Curitiba, spalla e membro fundador da Orquestra Sinfônica do Paraná. Recebeu o prêmio Talento do Paraná como destaque na música paranaense. É um dos principais expoentes da nova geração de compositores brasileiros, com obras divulgadas em países como Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra e Angola.

Serviço:
1° Encontro Paranaense de Composição Musical
De 19 a 21 de – das 9h às 17h.
Local: ACIL –Associação Comercial Industrial de Londrina
Avenida Minas Gerais, 297 – 1º andar

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *