João do Pife & Banda Dois Irmãos

caixa-cultural-joao-do-pifeArtista pernambucano faz duas apresentações e promove oficina de confecção de pífanos na CAIXA Cultural, com Entrada Franca. A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, nos dias 24 e 25 de setembro (sexta e sábado), o projeto “Eu Toco Pife”, com João do Pife e a Banda Dois Irmãos, direto de Caruaru, Pernambuco. O grupo se apresenta na CAIXA Cultural RJ – Teatro de Arena, tendo como convidado especial o músico Carlos Malta, criador do “Pife Muderno”.

Na quinta-feira, dia 23, às 14h30, o artista pernambucano fará uma oficina de confecção de pífanos, direcionada a iniciados em Música, maiores de 12 anos. Todos os eventos serão gratuitos.

João Alfredo Marques dos Santos, 67 anos, ficou conhecido como João do Pife por vender e tocar pífanos durante décadas na Feira de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Com a banda que herdou do pai, viajou por 30 países das Américas e Europa. Na década de 90, foi professor convidado da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, onde ensinou a confeccionar as tradicionais flautinhas de madeira. “Ensinar é uma emoção muito boa e ajuda a preservar nossa tradição”, relata João, que já levou o projeto para as unidades da CAIXA Cultural, em Brasília, São Paulo e Salvador.

Para o repertório das duas apresentações no Rio, o artista adianta que terá de tudo um pouco. “Vamos fazer forró, xote, xaxado, frevo e tudo o mais, para o povo dançar e se divertir, sem esquecer as novenas que é o ritmo com que tudo começou”, diz.

Em 2005, o artista gravou seu primeiro disco solo, após participar de várias coletâneas de Word Music. Atualmente, divide o tempo entre shows e aulas ministradas para crianças e idosos, além de receber turistas em sua oficina, na periferia caruaruense. No Rio de Janeiro, ele espera fazer mais uma oficina repleta de jovens. “São as pessoas novas que vão tocar nossa obra pra frente”, prevê o artista.

O projeto “Eu Toco Pife” é uma produção da Página 21, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

FICHA TÉCNICA: 

João do Pife: 1º Pífano | Marcos do Pife: 2º Pífano | Cícero dos Santos: Zabumba |
Bruno Rafael: Contrassurdo | Jorge Augusto: Caixa | Fábio Felipe: Pratos. 

OFICINA GRATUITA COM JOÃO DO PIFE:
Quinta-feira, dia 23 de setembro (Para o público a partir de 12 anos)
Horário: de 14h30 às 17h30
Inscrições na recepção da CAIXA Cultural Rio de Janeiro

SHOWS COM JOÃO DO PIFE & BANDA DOIS IRMÃOS
Participação especial do músico Carlos Malta (Sopro)
Entrada Franca
Duração: 50 minutos
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Datas: 24 e 25 de setembro de 2010 (sexta e sábado)
Horário: 19h30
Bilheteria: de terça a domingo, de 10h às 20h
Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)
Classificação: 12 anos
Acesso para portadores de necessidades especiais

    Author: Redação

    Share This Post On

    Trackbacks/Pingbacks

    1. hbuygtduijkohgytrihguteytu - Title... [...]always a large fan of linking to bloggers that I appreciate but really don't get lots of link appreciate from[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *