Guia reunirá atrativos de quinze destinos brasileiros

guiaturismobrasileiroArtesanato, moda, culinária típica, agroindústria e manifestações culturais de 15 municípios brasileiros reunidos no Guia Turístico de Produção Associada. O projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sob execução do Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP), visa apoiar a promoção e comercialização dos destinos turísticos por meio da identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional.

Entre os municípios contemplados estão Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Mata de São João (BA), Nova Olinda e Juazeiro do Norte (CE), Parnaíba (PI), Bezerros (PE), Caicó (RN), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Bananal (SP) e Pomerode (SC). Durante visitas às cidades, foi realizado o levantamento das unidades produtivas, manifestações culturais e culinária típica significativas de cada destino.

Tiradentes (MG), por exemplo, está representada pelos santeiros e olarias; produtos como as cruzes cobertas com papel em franja, tecido ou fuxico; as namoradeiras e marionetes, bem como os doces de fabricação caseira e a culinária mineira.

Já em Paraty (RJ), destacam-se os ateliês e restaurantes; a produção de cachaça artesanal; os grupos de teatro, que se apresentam a céu aberto; e uma comunidade quilombola rica em produção artesanal e manifestações culturais.

O guia contará com versões impressa e online e será disponibilizado em site. A página, já em construção, terá funcionalidades para facilitar a navegação e possibilitar ao usuário o acesso a informações interativas, tais como a localização.

A versão impressa trará, ao final de cada destino, um tópico “Dicas”. Nesse tópico, serão fornecidas informações sobre como inserir a produção associada ao turismo nos roteiros formatados pelas operadoras de turismo.

“A proposta é fazer com que os operadores de turismo, responsáveis pela formatação dos roteiros, tenham, em um só local, informações sobre os produtos e serviços com identidade local selecionados nos destinos”, explica a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo, Ana Cristina Albuquerque.

Segundo Albuquerque, ao apoiar a inserção dos atrativos culturais e com identidade local nos roteiros, “a ideia é oferecer produtos diferenciados ao turista para que ele se encante e permaneça mais tempo no destino, gerando renda para a população”.

Entre os critérios para seleção dos produtos do guia estão a representatividade cultural; a identidade que valorize a arte popular; a utilização de técnica de produção tradicional ou inovadora que atraia o turista e desperte o interesse em conhecer o processo produtivo; e a utilização de matéria-prima de origem local, controle e manejo sustentável.

Mais informações

Telefones Úteis    |    Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur

imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *