Feliz Ano Novo!

feliz ano novo bcA passagem de ano sempre traz consigo uma conotação de recomeço. É tempo de deixar pra trás as coisas ruins que aconteceram e acreditar que o próximo ano pode ser melhor. Nessa época, as pessoas praticam e levam para casa alguns rituais cuja origem se perdeu no tempo, mas que continuam propícios para dar um “empurrãozinho” na sorte e trazer bons fluídos para o novo ano que chega.


Quem nunca ouviu de uma avó ou tia as dicas para atrair sorte para o ano novo? Muitas dessas superstições envolvem alimentos: as aves, por exemplo, devem ser evitadas, pois ciscam para trás, numa conotação de que evocam o passado; já o porco, que fuça para a frente, e os peixes, que só nadam para a frente, podem fazer parte do cardápio de qualquer ceia. Para garantir o dinheiro, só se no cardápio tiver a famosa sopa de lentilha e você ainda guardar na carteira alguns grãozinhos ainda crus.

Afinal, de onde se originam estas superstições? Algumas crenças populares resultam de contos e lendas populares e outros de aspectos religiosos. Este é o caso da associação da lentilha ao dinheiro, onde uma história bíblica conta que Esaú trocou o seu direito de primogênito por um prato de sopa de lentilhas preparado por seu irmão Jacó, abdicando do direito de suceder o pai como chefe da família, mas obtendo a sorte de tornar-se um homem rico. Com isso a leguminosa acabou virando estrela nas ceias de reveillon e ganhando a fama que seus grãos, por serem arredondados e aumentarem de tamanho quando cozidos, trazem dinheiro e riqueza.

Se a lentilha tem ou não este poder, não podemos afirmar, mas o certo é que o hábito de comer lentilha é bastante saudável em qualquer época do ano, pois ela é rica em nutrientes e fibras.

Na verdade, os grãos simbolizam a fertilidade e as oportunidades que aparecerão durante o próximo ano, mas não só deles vivem os rituais de final de ano. Existem outros simbolismos bastante curiosos: para garantir prosperidade, deve-se comer sete grãos de uva na virada do dia 31 de Dezembro para 1º. de Janeiro e fazer um talismã com sete sementes dessas uvas, que serão guardados na carteira até o próximo reveillon, quando estas devem ser substituídas por novas.

Formas arredondadas lembram dinheiro e cores amarelas, ouro. Assim, dizem também ser garantia de fartura incluir na ceia os seguintes ingredientes: romãs, maçãs, azeitonas, castanhas, laranjas, ervilhas, arroz, beterrabas, abóboras e cenouras.

Quem é que nunca se vestiu de branco na virada do ano? A cor representa o desejo de que o ano que chega seja repleto de paz e harmonia. Outras cores como o rosa e o amarelo também são associadas à passagem do ano. Além do simbolismo das cores há ainda os que aliam a isso o uso de roupa nova no Reveillon, como garantia de renovação no ano que se inicia. E se, no lado pessoal se pratica este tipo de superstição, porque não levá-los a casa.

Algumas famílias aproveitam estas crenças populares e levam às suas mesas cardápios especiais associando grãos e frutas. A decoração também é diferenciada nesta época através da utilização de elementos e cores que transmitam aos clientes votos de positividade.

Seja acreditando que esses rituais funcionam, seja apenas por brincadeira e tradição, o importante é que todos esses costumes trazem em si o desejo de melhorar. A busca pela felicidade sempre fez parte do inconsciente do ser humano e ela acontece quando acreditamos que tudo pode mudar e trabalhamos para que isso aconteça. O importante é deixar de lado todos os acontecimentos negativos, fechando o ciclo e corrigindo os erros do passado para que o novo ano seja cada vez melhor. E ele será, com certeza!

COMIDAS E BEBIDAS

ARROZ
O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte. O Líbano tem ainda uma outra curiosidade, é costume desse povo comer apenas alimentos brancos na noite da passagem do ano.

AVES, SIRI, CARANGUEJO
Para os supersticiosos, o consumo de peru, galinha, siri e caranguejo é terminantemente proibido. De acordo com a crença popular, a vida de quem come a carne desses animais no Ano Novo tende a “andar para trás”.

CARNEIRO
O carneiro simboliza a primavera e traz consigo a idéia de reinicio da vida. Muitas pessoas consumem sua carne para terem vitalidade e alcançarem sonhos e objetivos.

CHAMPANHE
Essa bebida também é feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo. O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. O único problema é que essa é uma bebida cara, mas você pode substituí-la por espumantes nacionais ou importados, de quase igual qualidade e mais baratos.

GANSO
O consumo do ganso, associado à fecundidade, tem origem na Rússia. Simboliza também a fidelidade conjugal. Os povos da África sacrificam o ganso e fazem uma oferta religiosa para garantir um bom ano.

LENTILHAS
A lentilha é sinal de boa sorte, principalmente para os italianos. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.

NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS
Estas, trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.

PEIXE
O peixe, além de saudável e pouco calórico, é considerado um portador de boa sorte. Como vive na água, sua imagem é ligada à idéia de purificação. Devido ao grande número de ovas que produz, seu consumo também lembra a idéia de fecundidade e abundância. Representa ainda a união da família, já que não é um animal solitário.
Os chineses, por exemplo, nunca comem o peixe inteiro no Ano Novo. A sobra representa a abundância do ano seguinte. Na Letônia e na Rússia, as escamas maiores e mais bonitas são dadas aos amigos e familiares para trazer sorte.

PORCO E LEITÃO
O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.

ROMÃ
A romã é símbolo de fartura e fertilidade. Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.

UVAS
A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.

VINHO
O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista. na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.

CORES DAS ROUPAS e OUTROS

BRANCO
Vista-se de branco para ter um ano repleto de paz, verdade, sabedoria e calma. O branco repele as energias negativas e eleva as vibrações. Estimula a memória e gerencia o equilíbrio interior.

AMARELO
Utilize esta cor para ter dinheiro e riqueza e sabedoria durante todo o ano. Esta cor ajuda também a estimular a intuição.

ROSA
O rosa é o resultado da mistura do vermelho e do branco. Da mesma maneira é seu significado. Para obter felicidade no amor, pureza e beleza durante 2005, vista-se desta cor que ajuda também a afastar as energias negativas.

VERMELHO
Para ter 12 meses de muita paixão, força e energia, ao menos pinte as unhas com esta cor. Isso já vai garantir um ótimo resultado.

AZUL
A cor do céu e do mar traz paz de espírito e segurança. Tranqüilidade, harmonia e saúde, também são provenientes desta cor.

VERDE
O verde é a cor mais harmoniosa de todas. Representa as energias da natureza, esperança, equilíbrio e recomeço. Renova as energias trazendo vida nova junto ao novo ano.

LARANJA
Atrai sucesso monetário. Ajuda nas conquistas pessoais e profissionais. Se você está aguardando aquela promoção, ou mesmo está procurando um emprego, encontrou a cor certa.

VIOLETA
A cor violeta traz junto com o novo ano inspiração, imaginação e estabilidade. Esta cor também eleva a auto-estima e ajuda a manter o foco de um objetivo.

CALCINHA OU CUECA NOVAS
Dão sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando namoro, para garantir o futuro.

UMA NOTA DE DINHEIRO DENTRO DO SAPATO
os orientais dizem que a energia entra no nosso corpo pelos pés. Vai daí, o dinheiro no sapato atrai mais e mais riquezas.

LENÇÓIS NOVOS
a dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar.

CUIDADO COM A CASA:

A casa deverá ser limpa, varrendo-a de trás para frente, e o lixo deve ser deixado fora. As vassouras devem ser queimadas e as cinzas enterradas.

Nada quebrado deve ser deixado na casa (jarros de planta, garrafas, copos, pratos e espelhos).

Lave os batentes da casa com sal grosso e água, ou água do mar.

Borrife a casa com água-benta nos quatro cantos. O ideal é pintar toda a casa, colocar lâmpadas novas (não deixar lâmpadas queimadas).

Verifique se os sapatos estão em ordem e se as roupas não estão pelo avesso.

As flores da casa devem ser amarelas para chamar ouro.

As portas e janelas das casas devem estar abertas e as luzes acesas.

Tudo isso atrai boa sorte e bons fluidos no Ano Novo que vai chegar.

APÓS MEIA NOITE:

PULAR SÓ COM O PÉ DIREITO:
atrai boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.

JOGAR MOEDAS
da rua para dentro de casa. Atrai riqueza para todos que moram no lugar.

DAR TRÊS PULINHOS
com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Deixa para trás tudo de ruim. Não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.

SUBIR NUM DEGRAU
numa cadeira, enfim, em qualquer coisa num nível mais alto. Diz o folclore que isso dá impulso à sua vontade de subir na vida. Comece, é claro, com o pé direito.

FAZER BARULHO
Os povos antigos acreditavam que afugenta maus espíritos. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista.

SIMPATIAS

PARA TER SAÚDE E DINHEIRO O ANO TODO
Para ter paz, saúde, aumentar o dinheiro e preservar a harmonia no lar o ano todo, vale a simpatia das três rosas brancas.
Pegue três rosas brancas, e coloque-as em um vaso virgem branco ou de vidro transparente. Coloque dentro dele seis moedas, uma cebolinha, água e deixe ficar assim durante sete dias.
Depois dos sete dias, troque a água, tire a cebolinha e troque as rosas. Só deixe ficar as moedas.
Essa prática deve ser repetida de sete em sete dias, de preferência nas sextas-feiras, o ano todo.

PARA NUNCA FALTAR DINHEIRO
Compre um lenço e na noite de 31 de dezembro, exatamente na hora da passagem do ano novo, molhe-o e coloque-o para secar.
Antes de o sol nascer, recolha o lenço e amarre dentro dele alguns níqueis. Só abra esse embrulho na meia-noite do próximo 31 de dezembro. Daí para frente, nunca mais há de faltar dinheiro.

    Author: Redação

    Share This Post On

    22 Comentários

    1. yF38ix Really appreciate you sharing this blog post. Much obliged.

    2. f8VmOk A round of applause for your blog article.Really thank you! Much obliged.

    3. Im thankful for the article. Much obliged.

    4. Really enjoyed this article post.Much thanks again. Will read on…

    5. Thanks for sharing, this is a fantastic blog.Thanks Again. Really Cool.

    6. Thank you for your article post.Really thank you! Fantastic.

    7. Thank you ever so for you article post.Thanks Again. Keep writing.

    8. Great, thanks for sharing this post.Really looking forward to read more. Great.

    9. Hey, thanks for the article post.Much thanks again. Will read on…

    10. Thanks for the blog.Really looking forward to read more. Want more.

    11. I think this is a real great article.Really thank you! Awesome.

    12. Very informative article post.Really looking forward to read more. Much obliged.

    13. Wow, great article. Cool.

    14. This is one awesome blog post.Thanks Again. Great.

    15. Im thankful for the blog.Really looking forward to read more. Really Great.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *