Enredo 2010 – X 9 Paulistana

a X-9X-9 promete carnaval mais ‘clean’ para falar sobre herança portuguesa

Enredo deste ano homenageia centenário da República Portuguesa.
Heranças culturais de Portugal estarão em carros e alas da escola.

A escola de samba X-9 Paulistana promete um carnaval “mais clean” em 2010 para contar a herança portuguesa no Brasil. A agremiação da Zona Norte é a quarta a entrar no Sambódromo do Anhembi no dia 13 de fevereiro, sábado de carnaval. “Nós estamos fazendo uma faxina [em comparação a outros desfiles]. Teremos uma preocupação muito grande com a combinação de cores”, contou Augusto de Oliveira, de 51 anos, um dos carnavalescos da escola.

O enredo deste ano é “Do além-mar, a herança lusitana nos une. Ora, pois! A X-9 é portuguesa com certeza!”, em homenagem ao centenário da República Portuguesa. O historiador Rodrigo Cadete, de 32 anos, também carnavalesco da escola, diz que os cinco carros alegóricos e 24 alas irão retratar “tudo o que nos liga a Portugal, culturalmente falando”. “A gente fala também que a X-9 é uma herança portuguesa.”

Um grandioso carro abre-alas tratará do imaginário popular e os mistérios que cercavam as viagens dos navegadores. Pelo enredo, o primeiro laço que nos une a Portugal é a língua. Por isso, livros de diversos autores serão vistos na avenida – “de Camões a Saramago”, segundo os carnavalescos. Os livros serão a base de um dos carros.

O enredo também mostrará traços da culinária que os brasileiros absorveram. Em um dos carros, haverá a enorme figura de um padeiro, além de cestos de pães. Cadete promete uma surpresa ao retratar a história da aparição de Nossa Senhora de Fátima para três crianças em Portugal, no ano de 1917.

Os 250 integrantes da bateria da escola serão comandados pelo mestre Carlos Augusto Rodrigues. O intérprete oficial é Daniel Collête. A rainha de bateria seria a estreante Yasmine Taina, de 19 anos, vencedora de um concurso na escola. Porém, ela deixou a agremiação por motivos pessoais, segundo a assessoria da X-9, e estarão à frente dos ritmistas duas princesas, a madrinha Adriana Santos, e a musa da escola.

A X-9 levará ao Sambódromo do Anhembi 3,6 mil integrantes. Daniel de Vitro e Karina Zamparolli Nascimento formam o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Os preços das fantasias variam de R$ 250 a R$ 350. Elas podem ser adquiridas durante a semana na quadra ou nos ensaios. O folião que comprar ganha uma carteirinha e pode entrar nos ensaios de graça até o carnaval. O atendimento na quadra é das 10h às 19h.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *