Encontro de violas realiza concertos gratuitos com os melhores violistas do país

Encontro Nacional de Violistas - Foto Cido Marques (20)

Curitiba recebe até o dia 28 de outubro, o III Encontro Nacional de Violas (ENVIO). São cerca de 38 violistas alunos e 20 dos melhores professores do país na cidade para participar de masterclasses e palestras na Escola de Belas Artes do Paraná (EMBAP), e concertos diários e gratuitos na Capela Santa Maria. A abertura do encontro aconteceu nesta terça-feira (24), com um concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba sob a regência de Osvaldo Colarusso.

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba é a anfitriã do evento. Participou na abertura e fará o encerramento no sábado (28), às 18h30, com a direção musical de Fernando Cordella. Durante as outras noites de apresentações, os professores executam diferentes sonoridades e possibilidades do instrumento. A programação completa está no site da Associação Brasileira de Violinistas (ABRAV): http://abraviolistas.wix.com/abrav.

No concerto de abertura o violista Ulisses Silva, professor da Universidade da Paraíba, foi responsável pelo envolvente solo da obra “TrauerMusik”, de Paul Hindemith. Segundo o solista, que também é um dos coordenadores do evento, o encontro objetiva unir a classe. “A associação tem o propósito de agregar os violistas do Brasil, promovendo encontro de músicos profissionais. A natureza do trabalho do músico é muito individual, precisamos de horas de estudos sozinhos e acabamos nos isolando”, explicou Ulisses.

O violista da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Gabriel Marin, também professor no ENVIO, reforçou a importância do evento: “Nosso instrumento está em crescimento, e tem uma vasta literatura para ser estudada. Por isso, esses encontros são marcantes para esses meninos, eles não teriam essa experiência num encontro comum”, confirma Marin.

Os alunos Cleverson Cremer, de Goiânia e Mateus Gomes, de Fortaleza elogiaram o time de profissionais que estão participando. “São muitos violistas bons no mesmo lugar, então dá um incentivo para a gente se superar. Os bons professores, a liberdade que temos para conhecer outras pessoas, aprender como estão tocando, é essa troca de experiência que vale a pena”, reforçou Cleverson.

Encerramento

Será no sábado (28), às 18h30, com direção musical de Fernando Cordella, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa obras de Radamés Gnattali (1906-1988) e Johann Sebastian Bach (1685-1750). Integram o concerto solos de viola de Horácio Schaefer, Marcelo Jaffé, Emerson de Biaggi, Carlos Aleixo, Renato Bandel e Alexandre Razera.

 

Serviço:
Concertos gratuitos até 28 de outubro
Capela Santa Maria Espaço Cultural
Rua Conselheiro Laurindo, 273

Horário: 20h

 

Concerto de encerramento
Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
Direção musical Fernando Cordella
Data: 28 de outubro (sábado)
Horário: 18h30
Acompanhe mais informações pela página do facebook:
https://www.facebook.com/ABRAViolistas/

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *