Do Pelô para o mundo

A ex-modelo e vendedora de jóias no Pelourinho, hoje é uma espécie de ‘rainha do Brasil’ em feiras de turismo no exterior. Na Fitur, em Madri (na última semana), não foi diferente. O público do mundo todo, com sotaques os mais diversos, cercaram a baiana, pediram uma bênção, esperaram para tirar foto ao lado dela. “Linda!”, gritava alguém de longe. Ela retribuia com o sorriso enorme, uma lua no céu espanhol. Esteve com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, no coquetel ‘Disfrute Brasil’, da Embratur. O ministro também ganhou uma fitinha e pode fazer seus pedidos.

Sempre vestida com a roupa do orixá do dia (naquele foi Oxum, a vaidosa deusa das águas doces), a baiana Lucicleide Nascimento estava mais feliz que o normal. Leu a notícia de que, na semana anterior, a presidenta Dilma Rousseff havia regulamentado sua profissão: turismóloga. Sabe bem a importância do ato da presidente: “Para que o setor turístico se desenvolva no Brasil é necessário apostar em profissionais especializados e qualificados.”

Sorridente, distribuiu fitinhas do Senhor do Bonfim. Antigamente, admite, orientava as pessoas com simpatias para melhorar a saúde, para ‘amarrar’ a pessoa amada, para colocar os chatos pra correr. Agora, mais discreta, apenas amarra a fitinha enquanto gente do mundo todo vai fazendo os famosos três pedidos. A cada nó, ela ajuda a pessoa com um pensamento pra lá de positivo.

Rosicleide não revela quantos anos tem, mas garante que sabe fazer acarajé dentro dos rituais dos santos do candomblé e lembra com saudade sua mãe de santo, Ivete Monteiro, já falecida. Tem muita fé. Aliás, conta, foi toda essa fé que a ajudou a deixar a carreira de modelo para preencher uma ficha na empresa de turismo do governo da Bahia, a Bahiatursa, ne busca por oportunidades mais ambiciosas, inclusive de conhecer o mundo. Fez eventos em aeroportos, o ‘Salão do Turismo’, a ‘Feira das Américas’ (Abav), depois conquistou as viagens internacionais.

Foi aí que se apaixonou pelo tema turismo. Estudou inglês e espanhol. Terminou a faculdade de Turismo. Rosicleide estará em Portugal, na BTL (Bolsa de Turismo), mês que vem.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *