Dia Nacional das Baianas será comemorado com muito acarajé, jongo e samba na Cidade Nova

Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, Dia Nacional das Baianas, o Boulevard Cidade Nova preparou um evento especifico para relembrar a importância histórica das “tias baianas” que habitaram a região da Cidade Nova no início do século passado. A mais famosa delas, Tia Ciata, era quituteira, agitadora cultural e considerada a mãe do samba, pois foi na sua casa que surgira o primeiro samba feito por Donga.

De acordo com a organizadora do evento, Taciana Amar, “estamos preparando um evento cultural que traga lazer, cultura e informação as pessoas que circulam, moram e trabalham na Cidade Nova”, disse ela. Às 11 horas a baiana Sônia do Acarajé e sua equipe estarão servindo acarajé, cocada e outros quitutes no tabuleiro. Às 13 horas haverá apresentação do jongo de Mesquita e ás 17 horas o Grupo Sambaforte, o músico Rafael Lobo e a cantora Dilma Oliveira vão apresentar samba de raiz em homenagem ao povo da Bahia, que trouxe toda a musicalidade para o Rio de Janeiro. Baluarte do samba e da Estácio de Sá, Alice Pereira Gomes, Tia Alice como é conhecida será homenageada durante o evento.

O Dia Nacional das Baianas foi decretado através de uma lei publicada no dia 20 de janeiro de 2010 no Diário Oficial da União pelo então presidente Luís Ignácio Lula da Silva. Com isso elas conseguiram a regularização da profissão e passam a ser patrimônio cultural imaterial do Brasil.

O Boulevard Cidade Nova é um espaço comercial diferenciado, sua fachada é composta por casas que foram preservadas formando um corredor histórico. E fica localizado na Rua Néri Pinheiro, 245, Cidade Nova (em frente á Universidade Petrobrás). A entrada é livre.

Dia Nacional das Baianas – 25 de novembro de 2011. Sexta-feira – Boulevard Cidade Nova
Atrações: Grupo de Jongo de Mesquita, Grupo Sambaforte, Rafael Lobo e Dilma Oliveira.
Boulevard Cidade Nova – Rua Néri Pinheiro, 245, Cidade Nova (em frente á Petrobrás).
Das 17h ás 21h. Entrada franca. Tel: (21) 2293-2311

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *