5ª Virada Inclusiva torna cultura e lazer acessíveis a todos os públicos

Nos dias 3, 6 e 7 de dezembro, São Paulo será presenteada com a5ª edição da Virada Inclusiva, que promove um sem-número de atrações culturais e de lazer a todos os públicos. Pessoas com deficiências visuais, auditivas, locomotoras ou mentais vão se sentir à vontade nos eventos, que contam com serviços de acessibilidade.

Dentre os espaços culturais da cidade contemplados com a programação, destaque para o Museu do Futebol, que promove atividades nos dois dias. No sábado, dia 6, às 14h, acontece o “Pacayemby”, composta por dois quebra-cabeças em grande escala que reproduzem a planta do estádio da década de 1930 e a vista aérea na década de 1990.

O projeto propõe uma discussão sobre as transformações sofridas pelo estádio e pelo bairro, estimulando o raciocínio lógico-espacial e a coordenação motora.

Na quarta, dia 3, vale a pena dar uma chegada no Memorial da Resistência, onde vai acontecer uma visita sensorial das 14h às 15h30. O visitante é convidado a conhecer através dos sentidos e com a utilização de recursos multissensoriais, a história do edifício que foi sede do Deops/SP e hoje é uma instituição dedicada à valorização dos princípios democráticos, do exercício da cidadania e do respeito aos Direitos Humanos. A atividade é voltada para grupos de até 10 pessoas, então é necessário inscrever-se previamente pelo telefone (11) 3335.5192.

Outro que vale a pena a visita, não só pela beleza do lugar, mas também pela atração, é a Casa das Rosas. Localizado na avenida Paulista, o espaço promove o recital interativo “Forma de Ver”, no sábado, dia 6, às 14h30. O recital é inspirado na performance dos bailarinos Alessandra Bono Vox e Marcos Abranches, ganhador do prêmio Virada Sustentável 2014.

Ambos com grau de paralisia cerebral, fazem da dança contemporânea a antítese cultural do corpo saudável e apto, por meio da construção sobreposta de suas habilidades e subjetividades.

Tudo isso e muitas outras atrações vão preencher a cidade de São Paulo, tornando-a um espaço cada vez mais inclusivo. Gostou? Então, acesse o site oficial da 5ª Virada Inclusiva e fique por dentro da programação completa.

SERVIÇO

O QUE
5ª Virada Inclusiva
QUANTO
Catraca Livre
ONDE
Museu do Futebol
http://www.museudofutebol.org.br

Praça Charles Miller, s/nº – Estádio do Pacaembu
Pacaembu – Centro
São Paulo
(11) 3664-3848
  • Sáb 06/12 às 14:0
ONDE
Casa das Rosas
http://casadasrosas.org.br/

Avenida Paulista, 37
Bela Vista – Centro
São Paulo
(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

Estação Brigadeiro (Metrô – Linha 2 Verde)

  • Sáb 06/12 às 14:30
ONDE
Memorial da Resistência
http://www.memorialdaresistenciasp.org.br

Largo General Osório, 66
Santa Efigênia – Centro
São Paulo
(11) 3335-4990
  • Qua 03/12 das 14:00 às 15:30

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *