13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll

rock-and-roll2Quando surgiu o rock n’roll? O que é exatamente o rock? Quem é o pai do rock? Todas estas perguntas são difíceis de responder, dada a quantidade de influências que cercam a história do rock. Mistura de música da elite com a música do povo, música de preto misturada com música de branco, uma salada de estilos definiu como rock n’roll aquela música agitada que embalou tantos jovens na década de 50 e até hoje possui seguidores fiéis – desde os admiradores do rock antigo, como os fãs de suas mais diversas variações e ramificações: o progressivo, o heavy metal, o punk rock, o hard rock, e por aí vai.

A imagem de rebeldia associada ao rock não é gratuita. Quando o estilo despontou, no início da década de 50, o mundo se deparava com a alegria do final da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coréia. As pessoas queriam comemorar, principalmente nos Estados Unidos, que despontava como grande potência mundial.

Por outro lado, havia a pressão da Guerra Fria e a idéia de que, com o anúncio da explosão de bombas atômicas pela então União Soviética, era possível o “fim do mundo” a qualquer momento. Assim, aproveitar cada momento como se fosse o último era a ordem do dia. Daí para a idéia de rebeldia era um passo: para curtir a vida a qualquer preço, havia o prazer da transgressão, o fascínio pelas motos e pela alta velocidade, as festas intermináveis.

Bill Haley and his Comets, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Carl Pergkins, Fats Domino, Little Richard, The Beatles, Elvis Presley, entre outros, foram os primeiros nomes a arrastar multidões que ansiavam por um estilo de música jovem, moderna e dançante.

No Brasil, a cantora Nora Ney – da fase áurea do rádio e conhecida como “rainha da fossa” – foi quem curiosamente cantou o primeiro rock em português. Mas o fenômeno do rock mesmo só começou com os irmão Tony e Celly Campelo. Depois, era a vez da Jovem Guarda, de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, inspirados nos Beatles, os meninos de Liverpool.

Na década de 70, destacou-se Raul Seixas; nos dez anos seguintes, foi a vez do boom do rock nacional com Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Titãs e Paralamas do Sucesso. Na música solo, destaque para Cazuza, Marina Lima, Lulu Santos, Rita Lee, Lobão, entre outros.

Um pouco de História

A origem do rock n’roll se encontra no blues, a quem deve a estrutura rítmica e melódica. O blues, criado pelos negros trazidos da África para trabalhar nas plantações de algodão nos Estados Unidos, no início do século XX, nasceu dos cantos dos escravos, geralmente cheios de tristeza e saudade de sua terra natal. Não é à toa que recebeu o nome de blues, que em inglês significa melancolia e tristeza.

Na época, o estilo musical mais popular era o jazz, “música branca” baseada na improvisação e com ênfase nos instrumentos de percussão e sopro. O blues apareceu como alternativa: era a expressão da música negra.

Outro ingrediente entrou na mistura que daria no rock. Tratava-se da música gospel, característica das igrejas evangélicas, com um toque de blues e mensagens para o povo oprimido. O ritmo country também contribuiu para a consolidação do rock – principalmente no que se refere à definição do nome para o estilo musical, graças ao radialista Alan Freed.

Gíria dos negros norte-americanos que faz alusão ato sexual e está presente em muitas letras de blues, a expressão rock and roll foi usada por Alan para difundir o novo gênero musical que começara a se disseminar.

Em 1951, Allan lançou o programa de rádio “Moon Dog Show”, mais tarde rebatizado de “Moon Dog Rock and Roll Party”, ao mesmo tempo que promovia festas com o mesmo nome. Tudo para difundir o novo gênero.

Rei das Multidões

Sam Phillips, dono da gravadora Sun Records, de Memphis, no estado de Tenessee (EUA), sentindo a força do novo ritmo musical que surgia no mercado radiofônico, disse a célebre frase em 1954: “Se eu achasse um branco de alma negra, eu ganharia um milhão de dólares”. Ele não ganhou, mas achou Elvis Presley – um dos ídolos do rock mundial que até hoje angaria fãs.

No mesmo ano, precisamente em 5 de julho, Elvis Aaron Presley, um caminhoneiro, entrava nos estúdios da gravadora de Sam para gravar “That’s all right” do cantor de blues Arthur “Big Boy” Cradup.

Dois dias depois, a música tocava pela primeira vez numa rádio e, no dia 19, Elvis lançava seu primeiro compacto.

Nascido em 8 de janeiro de 1935, em Tupelo, Mississipi, Elvis se mudou com a família para Memphis, onde iria se iniciar na carreira de cantor.

Após o sucesso da música “That’s all right”, ele foi contratado pela RCA, um dos gigantes da indústria fonográfica, em 1955. No repertório, blues e country davam o tom. E no palco, movimentos pélvicos seriam sua marca registrada, levando as fãs ao delírio e caindo como uma luva para o apelido “Elvis – the pelvis”.

Em 1956, ele estreou no cinema, como o galã do faroeste “Ama-me com ternura”. Além de atuar, canta um dos seus maiores sucessos: “Love me Tender”, inspirado numa melodia de 1861 e lançado pouco antes do filme.

Em agosto de 1977, Elvis vem a falecer em decorrência de uma arritmia cardíaca, em sua mansão, conhecida como Graceland, localizada em Memphis. Desde então, 16 de agosto é considerado o Dia Nacional de Elvis, sempre muito comemorado nos Estados Unidos.

Curiosidades do rock

O que os rockstars faziam antes da fama? Chuck Berry foi cabelereiro; Deborah Harry (Blondie) foi garçonete de um clube da Playboy; Duff McKagan (Guns N’Roses) chegou a roubar carros; Elvis Presley foi motorista de caminhão; Phil Collins foi ator de teatro infantil; Sting foi leiteiro e professor; Van Morrison foi limpador de janelas; Joe Cocker foi encanador; Jimi Hendrix foi paraquedista no exército.

O álbum “Ummagumma” do Pink Floyd foi editado com várias capas diferentes ao redor do mundo; entretanto, para se perceber tais diferenças é necessário ser um observador atento, pois elas ocorrem na foto da capa, com os músicos aparecendo em posição diferente, e num pequeno quadro que está na parede.

Inicialmente “Festa de Arromba”, o mais importante programa musical dos anos 60, terminou por chamar-se “Jovem Guarda”, por sugestão do publicitário Carlito Maia, da MM&P. O novo nome foi extraído de uma frase do revolucionário soviético Lenin: “O futuro pertence à Jovem Guarda porque a velha está ultrapassada”. Apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, a idéia original era ter ao lado de RC a “rainha do rock” Celly Campello, que não aceitou retornar à vida artística. O programa entrou no ar em 1965, aos domingos à tarde, substituindo a transmissão ao vivo dos jogos do Campeonato Paulista de Futebol.

Sobre a lápide de Jim Morrison está escrito “Kawa Ton Aaimona Eaytoy”. A inscrição em grego significa “queime seu demônio interior”.

O Made in Brazil é, sem dúvida, a banda que mais variou de formação até hoje, pois ao longo de seus mais de trinta anos de carreira, já passou por mais de 150 formações diferentes!

O álbum que possui o título mais comprido – pelo menos na história do Rock – é o de estréia do Tyranossaurus Rex, banda de Marc Bolan que duraria até 1970, ano em que Bolan montaria o T.Rex, que ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma continuação do grupo anterior. O nome do disco é “My people were fair and had sky in their hair, but now they’re content to wear stars on their brows”.

Cláudio César Dias Baptista, irmão mais velho de Arnaldo e Sérgio Baptista do Mutantes, construiu no final da década de 60 uma guitarra revestida de ouro, ao qual deu o nome “Guitarra Régulus Modelo Raphael”, em homenagem a Raphael Vilardi, guitarrista que participou do primeiro compacto do Mutantes, quando então se chamavam “O’Seis”. Como se não bastasse as inovações técnicas que implementou, Cláudio decidiu gravar nela uma “maldição”, onde estava escrito que se alguém desrespeitasse o instrumento, levando-o consigo sem a permissão do legítimo proprietário, esta pessoa seria perseguida pelas forças do Mal, até que a guitarra voltasse ao seu dono. Mais tarde, a guitarra acabou sendo roubada, e foi parar na mão de um indivíduo que, quando se deparou com a “maldição”, mais que depressa se apressou em reencaminhá-la de volta ao seu criador.

Patrick Moraz, tecladista do Yes, tocou na gravação original de “Avohai” de Zé Ramalho, que conta ainda com a participação de Sérgio Dias Baptista na guitarra.

Quando de sua primeira passagem pelo Brasil em 1975, Rick Wakeman teve uma audiência com o então Presidente Médici, que solicitou ao tecladista que incluísse no set list daquela noite músicas de seus três principais discos, pois os filhos do Presidente só poderiam ir a um show da turnê brasileira.

Após uma apresentação do Led Zeppelin em 18 de agosto de 1969 na cidade de Toronto, no Canadá, a banda decidiu fazer um set acústico do lado de fora do clube! Entretanto, como ainda não eram muito conhecidos, praticamente ninguém reparou naqueles cabeludos que tocavam na calçada…

No álbum “O Último Solo” de Renato Russo há algumas músicas em inglês, gravadas originalmente para entrar no álbum “The Stonewall Celebration Concert”, mas que ficaram de fora pois a fábrica que produziu os discos, naquela época, simplesmente não tinha como fabricar CDs com mais de 70 minutos de duração.

    Author: Redação

    Share This Post On

    419 Comentários

    1. I have learn several excellent stuff here. Certainly value bookmarking for revisiting. I wonder how a lot attempt you put to create any such wonderful informative site.

    2. Aw, this was a really nice post. In concept I would like to put in writing like this moreover ?taking time and precise effort to make an excellent article?however what can I say?I procrastinate alot and on no account seem to get something done.

    3. I really like your writing style, wonderful information, appreciate it for putting up : D.

    4. I am also writing to make you be aware of of the fantastic encounter my wife’s child gained going through your web page. She mastered too many issues, not to mention what it’s like to have an incredible helping spirit to let a number of people without difficulty learn chosen tortuous issues. You undoubtedly surpassed our expectations. Thank you for imparting those warm and helpful, safe, revealing and as well as cool tips on your topic to Emily.

    5. An interesting discussion is worth comment. I think that you should write extra on this topic, it won’t be a taboo subject however generally persons are not enough to talk on such topics. To the next. Cheers

    6. Thanks a lot for giving everyone such a spectacular opportunity to read articles and blog posts from this blog. It’s always very useful plus packed with a good time for me and my office peers to visit your web site not less than thrice weekly to learn the latest guidance you have. And definitely, we are usually fascinated with the mind-blowing principles you give. Certain two facts on this page are unequivocally the most efficient we’ve had.

    7. Great goods from you, man. 301 Moved Permanently I’ve understand your stuff previous to and you are just too magnificent. I really like what you’ve acquired here, really like what you’re stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it sensible. I can not wait to read far more from you. This is really a wonderful 301 Moved Permanently informations.

    8. GOYARDのマーカージュで自分だけのデザインを楽しめます。ローズはわりと明るめのピンク系でした。20代女性にも若々しいとママバッグとして利用されています。ライト・タンは30代女性のブランドバッグとしていい感じです。ホワイトよりもちょっと色がついていますから落ち着いた雰囲気です。ピンクは薄いサーモンピンク系です。新色やライトブルーは40代女性にお求めやすいようです。レッドやグリーンも50代女性のファッションに映えますね。

    9. I must express some appreciation to you for rescuing me from this particular setting. Just after scouting throughout the the web and seeing things which were not powerful, I believed my entire life was over. Living devoid of the approaches to the difficulties you’ve resolved by way of the website is a serious case, and the kind that would have in a negative way damaged my entire career if I hadn’t noticed the blog. Your own personal expertise and kindness in dealing with a lot of things was tremendous. I don’t know what I would’ve done if I hadn’t come upon such a solution like this. I can also at this moment look ahead to my future. Thanks so much for your skilled and effective guide. I will not think twice to endorse your blog to anybody who would like guide on this problem.

    10. Men can be gifted hair products and bathing items as there are several such items available in the market designed especially for menWasson also designs a line of body jewelry, LowLuv; pieces retail for $250 to $5,000 and are available at boutiques in Los Angeles, New York and Tokyo.Palau.This one is a blueprint to change your-self in 90 days.

    11. The discounted rate we scored led us to believe that our “deluxe” twin bed room would be a closet, or bloodstained or haunted or something.It has a minor positive energy dominance, however.Here it is Cuba vs.It possible that if the K-T asteroid had missed the earth, the dominant species now would be some type of lizard.Palau.Hermes was small already at 12 pounds.You don’t even get an effective consumer credit like you do in the US, because you have to pay for your entire contract up front.

    12. Stealth Boy – Nothing really, here.Reason or form, when not actual, slumbers as a potentiality in nature.

    13. Believe me, he really wasn fazed by itI’m sure that if you select a spot you’ll come up with more ideas of what would look good there.Hermes gave this lyre to his half-brother Apollo (both were fathered by Zeus).Ilhas Ryukyu.Na primer, ni taka stvar kot vintage Birkin, ker je Birkin je le bil na trgu od leta 1984.Anyway, I would really appreciate it if you could find this letter for me.If you are a good listener who can genuinely empathize with and motivate people, perhaps youd like to consider a counselling p.In other words, during the summer, your perfume will be bigger and better than ever before.El Salvador.Maced贸nia.For for the racing venue, see Chicagoland Speedway.

    14. In his 30’s, this New Jersey native was in great shape, but hitting the aforementioned milestone caused him to let himself go and pack on 40+ pounds in two yearsLightweight and breathable, this hat is so comfortable, you will not mind to wear it from dawn to sunset.This brand is popular among the celebrities and the wealthy women all over the world.there is burberry outlet natural urge to visit abroad condition of the people to quit consumption of luxury things in China.Felix, the stained-glass windows by Augusto Giacometti, and more.The logo of the genuine scarf uses the name BURBERRY in capitals.

    15. Massie Block: Still gorgeous.designed by Johnson Burberry on the internet through Basingstoke, even although utilizing United Kingdom.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. chanel bags outlet - chanel bags outlet... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    2. Prada Outlet - Prada Outlet... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    3. chanel sale - chanel sale... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    4. AIR JORDAN SHOES FOR SALE - AIR JORDAN SHOES FOR SALE... --...
    5. chanel handbags discount - chanel handbags discount... --...
    6. Cheap Celine Bags - Cheap Celine Bags... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    7. louis vuitton uk - louis vuitton uk... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    8. Authentic Louis Vuitton - Authentic Louis Vuitton... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    9. Cheap Prada Handbags - Cheap Prada Handbags... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    10. runescape gold - runescape gold... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    11. Mac Makeup - Mac Makeup... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    12. XRUMER - XRUMER... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    13. louis vuitton soldes - louis vuitton soldes... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    14. gucci outlet online - gucci outlet online... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    15. cheap prada bags - cheap prada bags... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    16. Sac Louis Vuitton Pas Cher - Sac Louis Vuitton Pas Cher... --...
    17. Mulberry Outlet - Mulberry Outlet... --...
    18. JcimJpWU - JcimJpWU... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    19. Sac Lancel - Sac Lancel... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    20. DIABLO 3 GOLD - DIABLO 3 GOLD... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    21. LANCEL - LANCEL... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    22. CHANEL OUTLET ONLINE STORE - CHANEL OUTLET ONLINE STORE... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    23. gucci wallet - gucci wallet... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    24. gucci handbags sale - gucci handbags sale... --...
    25. prada bags - prada bags... --...
    26. neverwinter gold - neverwinter gold... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    27. FIREFALL GOLD - FIREFALL GOLD... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    28. Iphone 5 Price - Iphone 5 Price... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    29. Lancel Sacs à main - Lancel Sacs à main... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    30. SAC LANCEL PAS CHER - SAC LANCEL PAS CHER... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...
    31. iphone 5 deals - iphone 5 deals... 13 de Julho – Dia mundial do Rock N’roll | Brasil Cultura...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *