Nove concursos do Ibermúsicas com inscrições abertas

O Programa Ibermúsicas é uma plataforma multilateral de cooperação internacional dedicada ao desenvolvimento da música no espaço ibero-americano. Ele é formado por nove países que financiam o programa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru e Uruguai; e pela Secretaria Geral Ibero-americana (Segib).

O objetivo da ação é a difusão da diversidade musical ibero-americana. No Brasil eles são representados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o suporte financeiro disponibilizado para os selecionados é de até U$ 10 mil em 2015.
As convocatórias lançadas são para as seguintes áreas:  ajudas à mobilidade de músicos; aos festivais e encontros para a mobilidade dos músicos; ajudas a compositores para residências artísticas; a instituições para residências artísticas de compositores; a residências artísticas para a criação sonora com novas tecnologias no C.M.M.A.S. (Centro Mexicano para Música e Artes Sonoras); 2º concurso Ibero-americano de Composição de Canção Popular “Ibermúsicas”; 1º Concurso Ibero-Americano de Composição para Orquestras de Cordas “Ibermúsicas”; 2º Concurso Ibero-Americano de Composição para Banda Sinfônica Ibermúsicas-Oaxaca; e 2° Projeto Especial Ibermúsicas – Iberescena – Prêmio para uma obra conjunta de um texto dramático e de uma composição musical.
Saiba um pouco mais sobre os concursos
Para a convocatória do concurso Ajudas à mobilidade de músicos, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de agosto de 2015. Os candidatos deverão anexar uma carta-convite oficial da instituição anfitriã.
O edital financiará total ou parcialmente o transporte de solistas e grupos de música para participação em festivais, encontros, salas, mercados, feiras e concertos nos países ibero-americanos, não excedendo o valor de U$ 10 mil.
O edital Ajudas aos festivais e encontros para a mobilidade dos músicos apoiará propostas de mobilidade e circulação apresentadas por realizadores de festivais, encontros, feiras, mercados, salas, fóruns (entidades públicas ou privadas) que queiram convocar artistas e grupos musicais para participar de suas programações. As inscrições deverão ser feitas até 1º de agosto de 2015.
Os artistas convidados não poderão residir no país da entidade candidata. Estas deverão apresentar uma carta de aceitação por parte dos artistas convidados. O evento deverá estar programado para ocorrer entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016.
O concurso Ajudas a compositores para residências artísticas devem ser realizadas em qualquer país do mundo que não seja o país de domicílio do candidato, cujo apoio não excederá o valor de U$ 8 mil. Inscrições estão abertas até 31 de agosto de 2015. Será dada preferência a projetos que se realizem nos países membros do Ibermúsicas, se desenvolver em, no mínimo, três semanas de trabalho no país visitante.
Os candidatos só poderão apresentar projetos para a criação de obras originais, devendo estar relacionados preferencialmente a uma entidade artística. É exigida aos candidatos a apresentação de uma carta de convite oficial da instituição anfitriã, que informará as atividades a serem desenvolvidas e suas datas de realização. A residência deverá estar programada para ocorrer entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2016.
O concurso Ajudas a instituições para residências artísticas de compositores receberá inscrições de entidades públicas ou privadas, que desejem acolher compositores de países signatários do Ibermúsicas, não domiciliados no país da entidade candidata, num prazo mínimo de três semanas de trabalho no país visitado. As inscrições poderão ser feitas até 31 de agosto de 2015. O valor máximo do apoio concedido não excederá o valor de U$ 10 mil.
O concurso Ajudas a residências artísticas para a criação sonora com novas tecnologias no C.M.M.A.S. é uma iniciativa da Secretaria Geral da Cultura do Estado de Michoacán (Secum) do México, por meio do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (Cmmas).
Com finalidade de estimular o desenvolvimento de projetos inovadores na Ibero-América, o concurso oferecerá até três residências para criação musical, com apoio aos selecionados de até U$ 8 mil. A estreia da obra ocorrerá no centro.  As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto de 2015.
O 2° Concurso ibero-americano de composição de canção popular “Ibermúsicas” premiará um compositor da cada país membro do Ibermusicas para a criação de seis canções originais, com um apoio financeiro de U$ 6 mil.  O prazo para as inscrições termina em 31 de agosto de 2015.
O 1° Concurso Ibero-Americano de composição para orquestra de cordas “Ibermúsicas” premiará um compositor da região ibero-americana, com um apoio financeiro de U$ 10 mil. As obras escritas para orquestra de cordas originais e inéditas deverão ter duração entre 12 e 20 minutos. As inscrições podem ser realizadas na página até 30 de setembro de 2015 e o resultado será anunciado no dia 30 novembro de 2015. A peça premiada será lançada durante a temporada de 2016 ou 2017, em pelo menos três países membros do Ibermúsicas.
O 2° Concurso ibero-americano de composição para banda sinfônica Ibermúsicas-Oaxaca oferecerá um prêmio de U$ 10 mil.  Os compositores participarão do concurso com obras escritas para banda sinfônica, originais e inéditas, com duração entre 9 e 14 minutos. As obras inscritas deverão ajustar-se às formações orquestrais descritas no edital. As inscrições podem ser realizadas até 30 de setembro de 2015.
O 2° Projeto especial IBERMÚSICAS – IBERESCENA concederá um prêmio para uma obra conjunta – texto dramático e composição musical. A dupla vencedora do prêmio será contemplada da seguinte forma: para o criador musical, o prêmio é de U$ 12 mil, a cargo do Ibermúsicas e para o criador dramatúrgico será de 10 mil euros, a cargo do Iberescena.
As inscrições podem ser encaminhadas de 30 de junho a 11 de dezembro de 2015.
Todas as inscrições devem ser feitas na página do Ibermúsicas.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *