Arte no alvo: Censura a obras e ao debate público sobre gênero

22228280_10155789030229166_629830538406019491_n114948

Não é a primeira vez que obras de arte se tornam alvo de censura por tocarem em temas considerados tabu e que, na opinião de uma parcela da população, devem permanecer ocultos. Quais seriam os parâmetros para avaliar o recente aumento de repúdio e/ou censura a certas práticas artísticas?

 

Arte no alvo: censura a obras e ao debate público sobre gêneroArte no alvo: censura a obras e ao debate público sobre gênero A defesa da inadequação de certas obras para crianças e adolescentes tem servido como gatilho para inviabilizar exposições e intervenções artísticas. Afinal, do que o público – crianças, adolescentes e adultos – está sendo protegido? Qual a importância de seu contato com estas obras em diferentes fases da vida?

 

Essas e outras questões nos motivam ao debate no intuito de refletirmos sobre a conjuntura atual e, a partir do diálogo e do compartilhamento de experiências, construirmos possíveis aportes de reflexão e de atuação, diante do cenário de intransigência e de violência dos recentes protestos.

 

O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – Prolam. O debate acontecerá no auditório Lupe Cotrim, no prédio principal da ECA-USP. Nesta sexta (20) às 14 horas.

 

Debatedores:

 

Elaine Fontana

Educadora e artista. Coordena a Ação Educativa no Museu Lasar Segall, e integra o Núcleo de Ações e Difusão na Fundação Bienal de São Paulo. Mestranda em Estética e História da Arte no PGEHA/USP, com pesquisa sobre o corpo político na instituição de arte.

 

Gabriel Brito Nunes

Artista e pesquisador. Mestre em Artes Visuais pela ECA-USP. Doutorando no PROLAM-USP.

 

Graziela Kunsch

Artista. Doutora pela ECA-USP, leciona as disciplinas Arte contemporânea e Curadoria e mediação na Unifesp. Editora da revista Urbânia.

 

Mediação: Ana Carolina Rodrigues

Mestranda no PROLAM/USP, integrou a equipe de educadores da 31ª Bienal de Arte de São Paulo, e o Núcleo Educativo da Casa das Rosas.

 

Serviço:

ONDE: Auditório Lupe Cotrim, no prédio principal da ECA-USP.

QUANDO: Sexta, 20 de outubro às 14:00

CONFIRME PRESENÇA, no Facebook

Haverá emissão de certificados.

 

 

Fonte: Evento no Facebook

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *