Revelando São Paulo – Vale do Paraíba

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, realiza até domingo dia 17 de julho o Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional – no Vale do Paraíba, com programação ampliada em comemoração à décima edição do evento. Em nove dias, representantes de cerca de 90 municípios do Estado aportam em São José dos Campos para mostrar suas tradições culturais, de artesanato e culinária.

 

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, o projeto Revelando é um importante registro da pluralidade cultural de São Paulo. “Em seus dez anos de existência, o programa oferece aos paulistas a oportunidade de reconhecer as raízes e tradições na região do Estado”.

 

Diariamente, das 9h às 21h, os representantes das cidades apresentarão manifestações das culturas tropeira, caiçara e caipira no Parque da Cidade Roberto Burle Marx. São bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, o cafezinho caipira, a broa de milho feita no fogão à lenha, a galinhada de São Longuinho, o feijão tropeiro, entre outras iguarias gastronômicas e artefatos artesanais que estarão distribuídos pelo espaço – 60 tendas de artesanato tradicional e 40 de culinária regional.

 

Cerca de 150 apresentações revelam as riquezas artísticas e musicais do evento, que apresenta em cada dia uma programação diferenciada. Haverá Encontro de Folias de Reis, Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, Encontro de Catira e a Noite dos Tambores, que reúne apresentações de jongo, batuque, samba de umbigada e samba rural.

 

No primeiro fim de semana, acontece o encontro de bandas e fanfarras do Vale do Paraíba, com 10 bandas tocando a mesma peça. Durante a semana concomitante ao evento também será realizado o XV Congresso Brasileiro de Folclore, reunindo 100 notáveis pesquisadores de todo o Brasil, para oficinas, cursos e mesas.

 

No sábado (16), a partir das 9h, as atividades do evento ganham as ruas da região com o tradicional carnaval de rua do interior paulista. Desfilam no Cortejo de Bonecões e Cabeções representantes dos municípios de Caçapava, Lagoinha, Monteiro Lobato, Redenção da Serra e São José dos Campos.

 

No domingo (11), às 9h, acontece a Corrida de Cavalhada. Na Igreja de São Benedito – Praça Afonso Pena, também às 9h, estarão concentrados os Reinados de Congos e Moçambiques, romeiros e irmandades, seguindo em cortejo até o Parque da Cidade, com chegada prevista para 12h. O encerramento será às 18h com a apresentação do Grupo de Reisado Sergipano do Município de Guarujá.

 

O evento é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e co-realização com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e produzido pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte. Mais informações no site www.revelandosaopaulo.org.br
Congresso Brasileiro de Folclore

Com o tema História e Folclore: caminhos que se entrecruzam, e através de abordagens transdisciplinares, o XV Congresso visa à atualização, diversificação e entrecruzamento de estudos recentes com pesquisadores contemporâneos que investigam as peculiaridades atuais das culturas populares e tradicionais, além do reconhecimento e da valorização da diversidade cultural, dos âmbitos da educação e de diversos segmentos das políticas públicas governamentais.

 

O Congresso contribuirá para o desenvolvimento de pesquisadores e estudiosos da cultura e áreas afins, bem como outros produtores culturais, por meio do conhecimento, divulgação e discussão sobre os estudos de manifestações populares e tradicionais, suas diversas metodologias e áreas de pesquisa e ampliando e favorecendo a discussão dos novos paradigmas que norteiam o saber popular.

 

A partir do tema central do XV Congresso Brasileiro de Folclore, os eixos temáticos abordam Religiosidade; As políticas públicas; Patrimônio Imaterial da Cultura; Mesa Brasileira Tradicional; Cultura Popular e Turismo, Folguedos Populares; A música nossa em todos os sons; Literaturas; Arte e artesanato; Medicina popular.

 

Alguns grupos já confirmaram participação no evento, entre eles os grupos de maracatu Reis de Paus, de Fortaleza, e o Congo de Oeiras, do Piauí.

 

Informações e programação completa sobre a composição das mesas e o curso de atualização para professores, estão disponíveis no site: www.xvcongressodefolcloresp.org
X Revelando São Paulo – Vale do Paraíba – São José dos Campos

9 a 17/7 – das 9h às 21h

Parque da Cidade “Roberto Burle Marx”, Santana – São José dos Campos

Entrada franca e estacionamento no local.

Twitter @revelandosp | Facebook : /revelandosaopaulo
XV Congresso de Brasileiro de Folclore

De 11 a 15/7

São José dos Campos – São Paulo

« »

acompanhe

boletim

receba notícias do site por e-mail

busca de cifras

almanaque

Brasil Cultura - O portal da cultura brasileira (2004 - 2014)

Carregando, por favor aguarde...

Compartilhar o artigo Lorem ipsum:

Compartilhar por e-mail

Adicionar aos favoritos