Patrimônio cultural e histórico

Em 1972, a Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) criou a Convenção do Patrimônio Mundial. O objetivo foi incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade.

São patrimônios culturais obras arquitetônicas, de escultura ou de pintura monumentais de caráter arqueológico, construções cuja característica arquitetônica tem valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência e obras isoladas ou conjugadas do homem e da natureza, com valor excepcional do ponto de vista histórico, estético, etnológico ou antropológico.

Os bens brasileiros considerados Patrimônio Mundial Cultural são:

Praça São Francisco – São Cristóvão (SE)

Uma das mais antigas cidades do País, São Cristóvão foi a primeira capital do estado de Sergipe, fundada em 1590. Entre as riquezas do município, está o conjunto arquitetônico da Praça São Francisco, que conserva o estilo colonial das edificações relacionadas à Ordem Franciscana da Igreja Católica. O local também abriga o Museu de Arte Sacra, o terceiro mais importante acervo do gênero no País.

O complexo histórico também inclui o Convento de São Francisco, cujos traços arquitetônicos evidenciam a mistura de influências espanhola e portuguesa na formação dos centros urbanos coloniais. A praça São Francisco recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco em agosto de 2010.

A Cidade Histórica de Ouro Preto/MG

Antiga capital das Minas Gerais, Ouro Preto foi fundada em 1698. A cidade é considerada patrimônio por seu acervo arquitetônico original. Localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, foi o principal centro do Ciclo do Ouro do Brasil.

Centro Histórico de Olinda/PE

Olinda foi fundada em1537 pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira. O centro histórico da cidade conserva com fidelidade a paisagem e o sítio da vila fundada ainda na primeira metade do século XVI. O traçado urbano é informal, característico dos povoados portugueses de origem medieval e todo conjunto está envolvido pela vegetação.

Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões/RS

No interior do Rio Grande do Sul, na região fronteiriça com o Paraguai e a Argentina, encontra-se uma das mais importantes relíquias das missões jesuíticas no Brasil. O pequeno município de São Miguel das Missões oferece à visitação, um sítio histórico considerado um dos principais vestígios do período de influência dos padres jesuítas na região das Missões, habitada pelos índios guaranis.

São Miguel das Missões é o grande atrativo do roteiro, Patrimônio Histórico e Cultural Nacional desde 1938 e Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1983, único no Sul do Brasil. Fazer turismo na região das Missões é descortinar as raízes da formação da América. São mais de 2 mil anos da presença dos guaranis e quatrocentos anos da entrada dos jesuítas que vieram da Europa para levar a fé cristã aos nativos destas terras, a chamada conquista espiritual.

Centro Histórico de Salvador/BA

Fundada por Thomé de Souza em 1549, Salvador está situada entre o mar e as colinas da Baía de Todos os Santos. A estrutura é semelhantes a das cidades do Porto e Lisboa, com forte caráter defensivo, próprio ao século XVII. Ao nível do mar, a Cidade Baixa forma uma estreita faixa entre o litoral e uma escarpa, delimitando a Cidade Alta.

Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo/MG

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é a obra-prima de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, iniciada em 1757. O conjunto é formado pela capela de Bom Jesus, pórtico, imponentes escadarias, muros e parapeitos do átrio e outras seis capelas localizadas ao longo do trajeto que leva ao Santuário, no alto de uma colina. Imagens nas capelas foram esculpidas em madeira por Aleijadinho e pintadas por Manuel da Costa Athayde.

Plano Piloto de Brasília/DF

A cidade foi inaugurada em 1960, construída após concurso público realizado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. Na capital convivem formas espaciais e tempos históricos variados, representados por antigas fazendas e cidades goianas e acampamentos pioneiros que reinterpretam os princípios modernistas. É a primeira cidade moderna considerada Patrimônio Mundial.

Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato/PI

O Parque Nacional Serra da Capivara, no Município de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, foi criado em 1979. Seu objetivo é preservar vestígios arqueológicos do que seria a mais remota ocupação humana da América do Sul, há cerca de 50 mil anos. Nos mais de 400 sítios arqueológicos espalhados pelo Parque, podem ser vistos vestígios deixados pelo homem pré-histórico, com quilômetros de galerias cobertas por pinturas e gravuras rupestres.

Centro Histórico de São Luís do Maranhão/MA

São Luís, centro histórico inscrito na Lista do Patrimônio Mundial, era um pequeno povoado luso-espanhol, que começou a ser construído em 1531, passando para o domínio francês em 1612. Foi retomado pelos colonizadores portugueses três anos depois. O centro histórico reúne cerca de 4 mil imóveis tombados pela União, que mantêm intacto o traçado urbano do século XVIII.

Centro Histórico da Cidade de Diamantina/MG

Diamantina está localizada no nordeste de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, a 1.200 metros de altitude. A fusão da arquitetura, do traçado urbano e das montanhas ao fundo caracteriza a paisagem da cidade.

Centro Histórico da Cidade de Goiás/GO

A cidade de Goiás teve origem no Arraial de Santana, às margens do Rio Vermelho. Desempenhou papel importante na ocupação do Brasil Central durante os séculos XVIII e XIX. Devido ao isolamento em relação aos principais centros culturais do Brasil colonial, a arquitetura dos prédios públicos e privados é bastante austera e com soluções técnicas particulares.

« »

acompanhe

boletim

receba notícias do site por e-mail

busca de cifras

almanaque

Brasil Cultura - O portal da cultura brasileira (2004 - 2014)

Carregando, por favor aguarde...

Compartilhar o artigo Lorem ipsum:

Compartilhar por e-mail

Adicionar aos favoritos