Paraná Educativa transmite o melhor Carnaval do Paraná.

TV Educativa  AntoninaTRANSMISSÃO AO VIVO – O desfile das escolas de samba de Antonina, será transmitido ao vivo pela TV Paraná Educativa para todo o Brasil, América Latina, parte dos EUA’s, Canadá e mais alguns países como Japão, Espanha e Portugal. Com apresentação do jornalista e compositor Cláudio Ribeiro.  Domingo as 20 horas.  A RPC transmitirá flashes ao vivo do desfile, alguns dos quais para a rede nacional, e cobrirá os quatro dias de (12 a 16 de fevereiro) do evento com reportagens.

 

A prefeitura de Antonina divulgou a programação do que considera “o melhor carnaval do Paraná”.

 

De acordo com a prefeitura, a festa em Antonina é conhecida como o “Carnaval do Paraná” por ser o mais autêntico, mais tradicional e animado de todos, com bailes públicos, concursos de fantasias, desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos.

 

 

Este ano o carnaval de Antonina promete ser ainda melhor do que nos anos anteriores. A Comissão Organizadora, juntamente com o Grupo MP, empresa especializada em eventos que presta assessoria para organização da festa, está preparando um carnaval para que toda a família possa se divertir com tranqüilidade e segurança. Será ampliado o efetivo policial para que não haja acidentes. Além disso, haverá mais 30 homens da segurança privada para observar e conter os ânimos mais exaltados que não condizerem com a alegria da festa.

 

Cinco escolas passarão pela “Avenida do Samba” com seus criativos sambas enredos, carros alegóricos e as tradicionais alas: Escola de Samba do Batel, Batuqueiros do Samba, Leões de Ouro, Capela e Portinho. No sábado, como uma prévia da beleza e da alegria do carnaval antoninense, desfilam pela avenida os tradicionais blocos, alguns dos quais com mais de 80 anos de história.

 

TERREIRÃO DO SAMBA – Este ano o carnaval se estende para a Ponta da Pita e para o Mercado Municipal onde haverá o “Terreirão do Samba”, aberto a quem quiser participar tocando qualquer modalidade musical, desde o samba, o choro, o pagode e até o sertanejo, bastando, para isso, se inscrever no local.

 

TRADIÇÃO – O carnaval de rua de Antonina é uma das mais tradicionais festas momescas do Brasil. Do final do século 19 até a segunda década do século 20 o carnaval da cidade caracterizou-se pelas “brincadeiras de rua”. As pessoas pintavam-se e vestiam-se de cores alegres e saiam às ruas jogando água perfumada uns nos outros. Banhos com baldes de água do mar, tiradas das canoas previamente inundadas, era uma brincadeira indispensável. Costumava-se reservar cachos de bananas que eram saboreadas com o “barreado”, prato típico do litoral, uma vez que seu preparo permitiam às mulheres acompanharem seus parceiros nas festas do “entrudo”, nos desfiles do “corso” e nas brincadeiras carnavalescas.

 

As brincadeiras com água foram substituídas por confetes e serpentinas no início do século 20, permanecendo as pinturas, mas os trajes foram cada vez mais se colorindo, surgindo às camisas listradas e os chitões. Foi a partir daí que começaram os bailes nas sociedades como o Clube Antoninense, Não Tem Tempo, Brinca Quem Pode, Matarazzo, Primavera, Operários, que deram origem aos cordões carnavalescos compostos por pessoas com as mesmas fantasias que tocavam instrumentos como o violão, o cavaquinho, o reco-reco e o pandeiro, animando os blocos dos Malandros, Brinca pra não chorar, Marinheiros da Água Doce, Chapéu de Palha, Marinheiros do Amor e muitos outros. O corso antoninense era feito com carroças que percorram várias ruas da cidade e que tinha como ponto alto a Rua XV, toda enfeitada com serpentina e bandeirinhas.

 

BLOCOS HISTÓRICOS – Em 1920 Bedenaque Luiz Pedro tirou o primeiro Bloco do Boi que se chamava Boi Barroso. Em 1922 o bloco mudou para o nome que tem até hoje e que é um dos destaques da brincadeira carnavalesca no sábado e na terça-feira: Boi do Norte.

 

O Bloco Apinagés começou em 1923, fundado pelo marinheiro Benedito Jesus Pereira, o Pará, inicialmente, com o nome de Guaraci. Passou por várias dificuldades, mas também por grandes momentos que ficaram registrados nos anais da imprensa. Em 1962 apresentou-se na TV Paraná canal 6, TV Paranaense Canal 12 e no Teatro Guaira. Mas no dia 16 de novembro de 1975 uma grande agitação na rua Francisco Machado chama a atenção da população antoninense. É que ali, no número 44 da rua, onde residia o cacique o bloco, estava nada mais nada menos que a Rede Globo de Televisão, que foi gravar os Apinagés para o programa Fantástico.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Para o ano de 2010, estão programados 05(cinco) dias de festividades, nos quais serão realizadas as tradicionais atividades carnavalescas de nossa cidade.

 

Dia 12 de Fevereiro (Sexta)

20h – Abertura Oficial do Carnaval/2009 com a coroação do Rei e da Rainha e entrega da chave da cidade pelo Prefeito Municipal.

21h – Apresentação dos Sambas Enredos das Escolas de Samba e Blocos Folclóricos.

23h – Baile Público (Palco e Banda).

 

Dia 13 de Fevereiro (Sábado)

No Mercado Municipal a organização do Carnaval preparou o “Terreirão do Samba”, com apresentação de eventos culturais a partir das 12 horas até às 16 horas. Poderão se inscrever artistas ou grupos de samba, pagode, choro, música sertaneja ou qualquer outra modalidade musical.

Som mecânico na Ponta da Pita o dia todo.

20h – Desfiles de Blocos Folclóricos

23h – Baile Público (Palco e Banda)

 

Dia 14 de Fevereiro (Domingo)

20h – Desfiles das Escolas de Samba e Baile Público (Palco e Banda)

 

Dia 15 de Fevereiro (Segunda)

16 h Baile Infantil no Terreirão do Samba (Mercado Municipal)

20h – Concurso das Escandalosas e Desfile de Blocos de Sujos

23h – Baile Público (Palco e Banda)

 

Dia 16 de Fevereiro (Terça)

19h – Desfiles de Fantasias Carnavalescas (Palco principal)

23h – Baile Público (Palco e Banda)

« »

acompanhe

boletim

receba notícias do site por e-mail

busca de cifras

almanaque

Brasil Cultura - O portal da cultura brasileira (2004 - 2014)

Carregando, por favor aguarde...

Compartilhar o artigo Lorem ipsum:

Compartilhar por e-mail

Adicionar aos favoritos