Miscigenação e ecletismo



A cultura brasileira foi fundada por elementos indígena, europeu e africano, composição que lhe deu raízes. A primeira produção literária foi a Carta do Descobrimento, de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal (1500). Atualamente, edita metade dos títulos que saem no mercado latino-americano de ficção, poesia e romance.

Do europeu, o brasileiro incorporou o violão, a flauta e o piano, aos quais juntou o bambu, o couro e o berimbau de africanos e dos povos indígenas. As primeiras escolas de música datam do século XVII (BA), o que explica a tradição brasileira nos campos erudito e popular.

Outra área que dá destaque internacional ao Brasil é a arquitetura, que descreve trajetória histórica do barroco ao modernismo, e cujo prestígio e reconhecimento motivaram diálogos com Le Corbusier (França) e Frank Lloyds Wright (EUA) entre outros, além de criar personagens como Oscar Niemeyer (Brasília, sede da Onu).

Perspectivas

Ao final da década passada, o governo brasileiro identificou o impacto da atividade cultural na economia: o setor representa quase 0,7% do Produto Interno Bruto, ocupa 510 mil pessoas e gera 192 empregos diretos e indiretos a cada R$ 1 milhão investido. Este mesmo investimento induz a criação de outros postos de trabalho em atividade de suporte, a exemplo da agropecuária: madeira (cenários), têxteis (figurinos) e refeições. Para o Brasil, cultura também significa renda e cidadania.

No campo das políticas culturais, o País investe, revitaliza e recupera sítios históricos, bens tombados e espaços culturais, ao tempo em que moderniza parques e museus. A regionalização é uma diretriz e as ações, descentralizadas, incluem do patrocínio à obra e ao artista, até a qualificação de técnicos em espetáculos.

Os projetos são sistêmicos e destinam-se tanto a promoção e divulgação quanto ao fomento; as áreas prioritárias compreendem manifestações folclóricas e populares; o canto, a dança e também as artes plásticas e aquelas voltadas ao suporte multimídia e audiovisual – 98% da população têm acesso à televisão e o mercado brasileiro de cinema é um dos 10 maiores do mundo, em receita e espectadores.

« »

acompanhe

boletim

receba notícias do site por e-mail

busca de cifras

almanaque

Brasil Cultura - O portal da cultura brasileira (2004 - 2014)

Carregando, por favor aguarde...

Compartilhar o artigo Lorem ipsum:

Compartilhar por e-mail

Adicionar aos favoritos