Artes Cênicas

Palco com diversos bonecos do Encontro Internacional de Teatro de Bonecos no Teatro do Parque Olinda

As artes cênicas envolvem algumas das expressões artísticas mais populares do país: o teatro, o circo e a dança. Os primeiros contatos do Brasil com o teatro aconteceram no século XVI, com o padre José de Anchieta, que utilizou a arte para catequizar os índios. Nos séculos seguintes, se diversificou com a introdução de peças trazidas da Espanha e Portugal e a construção de grandes teatros.

Na década de 40, atores do leste europeu refugiaram-se no Brasil, introduzindo o método de Stanislávski no Teatro Oficina. Em 1948, o italiano Franco Zampari fundou o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo.

As questões sociais passaram a ser discutidas nas peças brasileiras nos anos 50. Um ícone foi o Teatro de Arena, que fechou as portas em meados de 1971, com a censura do regime militar.

Na década de 1980, recebeu a influência do pós-modernismo. Nos anos seguintes, o teatro experimental — tendência vanguardista que privilegiava temas sociais, morais e políticos–, vira sucesso de público e crítica nos espetáculos Paraíso Perdido (1992) e O Livro de Jó (1995), de Antônio Araújo, encenadas em um hospital e uma igreja. A técnica circense também é adotada por vários grupos da época.

Dança

A dança tem origens diversas e recebe influências de outros países, principalmente africanas, mouriscas, européias e indígenas.

São diferentes em cada região do país e entre as mais conhecidas estão: o samba, o maxixe, o xaxado, o baião, o frevo e a gafieira. Existem ainda as danças folclóricas e tradicionais como forró, axé entre outras.

Circo

Os circos brasileiros mais antigos organizaram-se na segunda metade do século XVIII. Hoje, estima-se que haja no Brasil 500 circos, de pequeno, médio e grande porte. Há desde companhias familiares, com cerca de 20 empregados, até grandes trupes, com 150 profissionais.

Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo (ENC) oferece cursos regulares de formação e reciclagem de artistas e cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte.

Artes visuais

Diferentemente das artes cênicas, as artes visuais são formas de expressão da criatividade de um artista. É o conjunto de manifestações artísticas que compreende todo o campo de linguagem e pensamento sobre o olhar e os sentidos do ser humano. São consideradas artes visuais pintura, desenho, gravura, fotografia e cinema, além da escultura, instalação, arquitetura, moda, decoração e paisagismo.

« »

acompanhe

boletim

receba notícias do site por e-mail

busca de cifras

almanaque

Brasil Cultura - O portal da cultura brasileira (2004 - 2014)

Carregando, por favor aguarde...

Compartilhar o artigo Lorem ipsum:

Compartilhar por e-mail

Adicionar aos favoritos