Ouça “História Hoje” 17/05/: Primeira história em quadrinhos foi lançada em Londres

Há pouco mais de um século foi publicado em Londres a primeira revista em quadrinhos, publicação semanal com histórias desenhadas.

Apresentação Dilson Santa Fé

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

 

O 17 de maio é considerado o dia do nascimento dos quadrinhos porque nessa data Alfred Harmsworth um magnata da imprensa daquela época lançou na capital inglesa a Comic Cuts  com textos e desenhos com sátiras de humor.

 

 

Primeira história em quadrinhos no Brasil

Em 30 de janeiro de 1869, era publicada a primeira história em quadrinhos no Brasil. O autor foi o italiano, radicado no Brasil, Angelo Agostini (1843 – 1910).

Segundo o professor de Relações Internacionais, Gilberto Maringoni, que fez seu doutorado sobre a vida e obra do desenhista, Agostini foi um artista múltiplo. “Ele era uma espécie de repórter visual. Desenhava os acontecimentos da semana e do cotidiano. E foi nesse cenário de cronista visual que ele começou a desenhar histórias em quadrinhos.”

 

 

 

Em 1866, Agostini inicia a publicação de suas ilustrações no jornal semanal O Cabrião, o primeiro periódico brasileiro a utilizar a caricatura como forma de sátira política. “Ele fez uma reportagem sequencial de um incêndio em um hotel na cidade de Itu. Foi a partir disso que Agostini começou a criar uma narrativa com imagens”, explica o professor.

 

 

 

Mas foi apenas em 30 de janeiro de 1869 que a primeira história em quadrinhos oficialmente conhecida no Brasil foi publicada. O jornal que veiculou o quadrinho chamava-se Vida Fluminense.

 

O personagem da primeira história sequencial de Agostini, feito em dois episódios, chamava-se Nhô-Quim. ‘As aventuras de Nhô-Quim’, título dado à sequência, contava a saga de um jovem caipira de 20 anos que visita a corte do Rio de Janeiro.

 

 

 

Agostini desenhava a lápis em papel vegetal e decalcava suas ilustrações em cima de uma pedra. “Jogava-se ácido, criando uma chapa de metal que imprimia o desenho”, conta o professor. A essa técnica, dá-se o nome de litografia.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =