A Tríplice Aliança declara guerra ao Paraguai 16/4/1866era declarada a guerra ao Paraguai.

No dia 16 de abril era declarada a guerra ao Paraguai. Com o intuito de melhorar o escoamento de produtos paraguaios, o então presidente Solano Lopez, decidiu (em 1860) buscar uma saída para o mar. Assim, o país passou a se armar como preparação para uma possível batalha expansionista. Sentindo-se ameaçado, o governo brasileiro – apoiado pela Inglaterra – uniu-se à Argentina e ao Uruguai (Tríplice Aliança) e declarou guerra ao Paraguai.

 

Outra corrente historiográfica acredita que a Inglaterra tinha interesses econômicos na região. De acordo com essa perspectiva, o governo britânico pressionou o Brasil e a Argentina a declararem guerra ao Paraguai alegando que teriam vantagens econômicas e empréstimos ingleses caso impedissem a ascensão da economia paraguaia.

 

Dessa forma, a Inglaterra procurava impedir o surgimento de um concorrente comercial autônomo que servisse de modelo às demais nações latino-americanas.

 

A batalha se estendeu até 1870, custando aos paraguaios 500 mil mortos e a ruína econômica. O Brasil contraiu dívidas vultosas com a Inglaterra.

Author: Claudio Ribeiro

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *