À francesa – com Selma Baptista e Fernando Montanari em Curitiba

Selma Baptista, uma das vozes mais marcantes do Paraná, ocupará o “Palco dos Cinco Sentidos” nesta quinta, às 21 horas, acompanhada por um músico referência na história musical do estado, Fernando Montanari.

Para esta ocasião, um percurso musical que enfatiza a memória, grandes compositores, a história escrita por dramas, amores, personagens que nos deixaram suas trilhas sonoras envolvidos por acontecimentos que estaremos prestigiando nesta ocasião: os anos da ocupação nazista em Paris, e a luta da “Resistência Francesa”, seu saldo cultural sob a forma musical.

As décadas de 30 e 40, suas canções que falam de separações, despedidas e da perseverante esperança do retorno das frentes de batalha como, por exemplo, “J´attendrai”, de 1938, “Hymne à l´amour” da grande Edith Piaf de 1949, ou, “Je suis seule ce soir”, de 1941, inesquecível sucesso na voz de Leo Marjane, a musa da “Résistence”!

Seguindo um pouco mais adiante, a década de 60 fará ouvir ecos destes sentimentos, misturando novos protagonismos nas lutas e nas canções de amor, sempre marcados por dramas e paixões como, por exemplo, “Ne me quittes pas”, de 1959, a mais famosa canção de amor e abandono jamais escrita, de Jacques Brel…

E como esquecer o “Maio de 1968”? As “barricadas” do desejo, a vontade de liberdade, as experiências amorosas, os desencontros… o cinema francês… “Um homme et une femme”, que, a partir de 1966 passou a povoar o imaginário amoroso do mundo ocidental na mais francesa “encenação do amor”… ? Oui… “L´amour est bien plus fort que nous…”

Este será um “cardápio musical” sensível, e trará ao “Palco dos Cinco Sentidos” a figura emblemática e histórica da nossa cena musical curitibana, o maestro Fernando Montanari, no piano, Marcelo Sanfoneiro Cigano, e sua incrível sanfona, bem como Luciano Grube, no contrabaixo acústico educado e seguro. Todos conduzidos pela nossa “chanteuse”, Selma Baptista, em seu roteiro sutil e melodioso.

 

Palco dos 5 Sentidos

Quinta às 21:00 – 0:00

17 de maio às 21:00 a 18 de maio às 0:00

Rua Barão do Rio Branco, 438, 80010-180 Curitiba

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =