Interlocutores estaduais do Turismo se reúnem em Manaus

Manaus (AM) será palco nesta semana da 29º Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), organizada pelo Ministério do Turismo. O objetivo é aprimorar a articulação com as 27 Unidades da Federação e promover o intercâmbio de atividades, como a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, a categorização de municípios, a criação de conselhos municipais de Turismo e o fortalecimento das instâncias de governança regionais. Clique aqui e confira a programação.

Construído a partir de oficinas participativas, o PRT define diretrizes para orientar sua implementação, tendo como metas a estruturação de destinos, a qualificação e a diversificação da oferta turística do país. O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, aponta benefícios do evento. “Tudo o que a gente decide são os interlocutores que aplicam nos estados. A regionalização é, inclusive, uma política pública elogiada pelo TCU e o Senado Federal”, ressalta.

O encontro é promovido em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), que apresentará dados a respeito do segmento no estado. O presidente da AmazonasTur, Orsine Junior, comemora a escolha de Manaus como sede da reunião. “Estamos felizes por, mais uma vez, estarmos na rota de um evento importante do cenário nacional. Vamos estreitar ainda mais o relacionamento com o Ministério, além de ouvir experiências dos outros estados”, observa.

O evento, entre os dias 08 e 11 de maio, terá a participação de um representante da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur, que vai explicar a metodologia da nova categorização de cidades do Mapa do Turismo Brasileiro 2017. Instituído no âmbito do Programa de Regionalização, o Mapa orienta a atuação do Ministério na organização de políticas públicas prioritárias. A edição de 2017 do documento, revisado a cada dois anos, reúne 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

As cidades que integram a ferramenta foram indicadas por órgãos estaduais de Turismo, em conjunto com instâncias de governança regional, a partir de critérios estabelecidos de forma colaborativa com o MTur. Os resultados da reunião de Manaus, que ocorrerá no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, vão nortear o desenvolvimento de ações no setor nos próximos dois anos. Um novo encontro entre o grupo e técnicos do Ministério ocorrerá no segundo semestre de 2018.

PRT – Como parte da política estratégica que baliza o desenvolvimento turístico do país, o Programa de Regionalização resulta de um processo de planejamento iniciado em 2003, com foco na gestão descentralizada. Lançado no ano de 2004, o PRT passou por uma avaliação participativa em âmbito nacional, o que possibilitou sua reformulação. No ano seguinte, novas diretrizes foram instituídas pela Portaria MTur nº 105, de 16 de maio de 2013.

As atividades realizadas demonstram o papel articulador e de apoio do MTur a estados, municípios e suas regiões turísticas, a partir da convergência de iniciativas essenciais à execução da Política Nacional de Turismo. Os eixos estruturantes do PRT incluem ainda empreendedorismo, infraestrutura, posicionamento de mercado, captação de investimentos, qualificação profissional e informação a visitantes.

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =