Conheça cinco momentos importantes da história do Rio de Janeiro

Por causa da grande importância que conquistou como porto, o Rio de Janeiro foi a segunda capital do Brasil, entre 1763 a 1960. Com a construção de Brasília (DF), a Cidade Maravilhosa perdeu o posto, mas continua sendo uma das mais importantes cidades do País.

Refúgio 

Geoffrey William Hunt/Prefeitura do Rio de JaneiroChegada da Família Real Portuguesa

Em 1808, diante da ameaça da invasão napoleônica, a família real de Portugal veio para o Brasil, instalando-se no Rio de Janeiro e atraindo a nobreza europeia. O Brasil virou sede do reino português, o que causou atritos com a população do país e também da então colônia.

Revolta da Vacina

Divulgação/Ministério da Saúde

Em 1904, a cidade enfrentava uma epidemia de varíola, além da infestação de mosquitos que transmitem a febre amarela e ratos que transmitiam a peste bubônica. Para solucionar o problema, o sanitarista Oswaldo Cruz propôs a vacinação obrigatória, além da fiscalização de residências e até demolição de casarões, cortiços e outras construções. Rejeitando a ideia devido à invasão das casas e à exposição do corpo para tomar a vacina obrigatória, além de não acreditar na eficácia, a população provocou um confronto com a polícia e o Exército em novembro, que foi posteriormente reprimido.

Descoberta arqueológica 

Oscar Liberal/IphanCais do Valongo

Localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi o principal ponto de entrada de africanos escravizados no Brasil. Aterrado no início do século 20, o local foi redescoberto em 2011, durante as obras de infraestrutura da Olimpíada 2016. O sítio arqueológico abriga milhares de objetos, como jogos de búzios, colares, calçados, amuletos, entre outros. Em julho de 2017, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Jogos Olímpicos Rio 2016

Divulgação/Prefeitura do Rio de JaneiroPorto Maravilha

Primeira edição na América do Sul, os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram um sucesso de público e de acolhimento dos turistas, teve recordes no esporte e deixou um grande legado, colocando o evento na história do País. A infraestrutura da cidade recebeu investimentos como o Porto Maravilha, o veículo leve sobre trilhos (VLT) e as linhas de ônibus BRT, além das Vilas Olímpicas.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Ministério do Turismo

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *