Culinária Brasileira

 

 

Culinária Brasileira

Não foram apenas costumes, danças, lendas,festas dentre outras inúmeras manifestações culturais que foram fruto da miscigenação racial do povo brasileiro, na sua formação. Mais uma das qualidades inigualáveis quanto ao sabor, qualidade, beleza e variedade é a Culinária do Povo brasileiro, culinária esta que se utilizou das influências indígenas, negras, européias para fazer a base da alimentação no Brasil,na formação dos pratos típicos devemos ressaltar estes três povos como influenciadores na nossa Culinária.
1.Influências dos Índios : No Brasil indígena , bem antes da chegada dos Portugueses ,já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação , para produção de bebidas, e condimentos ,entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha), aipim . Diversas frutas eram utilizadas na alimentação e preparos de bebidas como o cajú (que era a base da bebida alucinógeno conhecida como Cauim ), além da caça, pesca, e sem dúvidas uma das maiores contribuição dos indígenas na nossa alimentação foram os produtos derivados da mandioca: Farinha de mandioca(um dos produtos mais consumidos no País que se agregou aos pratos de origem africana e portugueses como indispensável ingrediente nos pirões ( já que em Portugal não se conhecia a farinha e os pirões eram feitos de miolo de pães), aTapioca ( muito utilizada para fazer Beiju,mingau, produtos também de origem da culinária indígena ).
2.Influências Africanas:Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de um a vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente ,como ingrediente, como indiretamente na confecção deles.Pratos tipicamente brasileiros como a feijoada fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemos deixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.
3. Influências Européias: Os europeus , principalmente os Portugueses , contribuíram com diversos tipos de alimento para a formação da culinária, principalmente por serem os maiores conhecedores das técnicas da Agricultura e Criação de animais para servirem de alimentação, são deles que se herdou o costume de ingerir carne como de boi, carneiro, porco,bode, também contribuíram muito com todos os sub-produtos oriundos de criação de animais, como o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos, defumados, outra contribuição marcante é na fabricação de bebidas como o licor, fabricação de doces, conservas, dentre outros produtos.

Cada região tem suas comidas ou pratos típicos que caracterizam a culinária. No Norte, por causa das florestas e rios e influência indígena, predominam as frutas, peixes e a mandioca. No Nordeste, vê-se a predominância do coco, que veio da Índia, do dendê, de feijões, inhame, macaxeira, doçaria variada, peixes e crustáceos, destacando-se na região a culinária baiana, com uma grande influência africana e a de Pernambuco, com pratos como buchada de bode e alfenins, um doce de açúcar branco de cana-de-açúcar. No Ceará, há uma grande variedade de pratos com peixe, camarão e lagosta e a famosa rapadura feita de açúcar de cana. No Rio Grande do Norte, além de peixes e crustáceos é muito conhecida a carne-de-sol, servida com farofa e feijão verde. Em Alagoas pratos com frutos do mar e também crustáceos de água doce, como o conhecido sururu. No Centro-Oeste, por causa dos grandes rebanhos de gado bovino há predominância dos pratos de carne, bebida com erva-mate, peixes, aves e caça do Pantanal, além do pequi, fruta do cerrado usada em vários pratos da região. No Sudeste, devido a sua característica cosmopolita há todos os sabores do mundo. No Rio de Janeiro, pode-se citar como típico a feijoada carioca, feita de feijão-preto e em São Paulo o cuscuz-paulista . Em Minas Gerais, que tem uma rica e variada culinária, além de produtos derivados do leite, há os biscoitos, pães de queijo, angu, couve e diferentes pratos preparados com carne de porco, milho e o famoso tutu, feito com feijão. No Espírito Santo, são famosos seus pratos de peixe preparados com urucum e a moquecas capixabas. No Sul, por conta da imigração há muita influência das cozinhas italiana, alemã, polonesa entre outras. É a região das carnes, preparadas como churrasco, além de lingüiças temperadas e picantes e o famoso Barreado paranaense, comida tropeira, porco no rolete, pinhão e chimarrão.

.

 

 

 

 

« »

acompanhe

boletim

receba notícias do site por e-mail

busca de cifras

almanaque

Brasil Cultura - O portal da cultura brasileira (2004 - 2014)

Carregando, por favor aguarde...

Compartilhar o artigo Lorem ipsum:

Compartilhar por e-mail

Adicionar aos favoritos