Noel Rosa foi o primeiro sambista a retratar com admiração a figura de um homossexual

Noel Rosa excursionava com o grupo Ases do Samba para uma série de apresentações no Sul do País em abril de 1932. O quinteto era formado por Noel, os cantores Francisco Alves e Mário Reis, o pianista Romualdo Peixoto (conhecido como Nonô) e o bandolinista Peri Cunha. Em Porto Alegre, o sambista mostrou uma canção nova para Mário Reis. Era algo diferente no ritmo, no andamento, e, principalmente, nos versos. Mulato Bamba retratava a vida de um homossexual malandro do morro do Salgueiro.

 

O sambista pediu para o cantor não mostrar a composição para Francisco Alves, que tinha o hábito de assinar sambas não feitos por ele em troca de uma boa gratificação financeira. Noel queria que Mário gravasse a música. E assim foi feito. A canção se tornou sucesso imediato devido a seu tema inédito. “O samba entraria para a história como o primeiro na música popular brasileira a tratar com tolerância, simpatia e até com admiração um personagem que a sociedade então marginalizava e a polícia, nas zonas boêmias do Rio, perseguia”, explica João Máximo, co-autor do livro Noel Rosa – Uma biografia.

 

A letra é inspirada em vários homossexuais que Noel conhecia, explica Máximo. Entre eles, Madame Satã, o lendário e valentão transformista da Lapa. Seja como for, o personagem retratado em Mulato Bamba era um sujeito que fazia as mulheres – inutilmente – suspirar por ele: E quando tira um samba é novidade / Quer no morro ou na cidade / Ele sempre foi o bamba / As morenas do lugar / Vivem a se lamentar / Por saber que ele não quer / Se apaixonar por mulher…

 

Mulato Bamba

(De: Noel Rosa)

 

Intr.: Eb Gm Bbm6/Db C7 Fm Abm6/Cb Bb7 Eb Ab/C Eb

 

Bb7           Eb

Este mulato forte é do Salgueiro

Eb6   Eb/G    Ebm6/Gb  Bb7/F Bb7

Passear no tintureiro era  o seu     esporte

Bb/Ab           G7

Já   nasceu com sorte

Cm                 Am7(b5)   Gm

E desde pirralho vive à custa do      baralho

A7  D7    Gm     Bb(#5)

Nunca viu    trabalho

 

Bb7         Eb

E quando tira samba é novidade

Eb7                    Ab

Quer no morro ou na cidade, ele sempre foi o bamba

C7     Fm         Abm6                 Eb

As morenas do lugar  vivem a se lamentar

D7  Db7  C7              F7

Por sa…ber que ele não quer

Bb7       Eb   Ab/C

Se apaixonar por mulher

 

Eb    Fm   Bb7     Eb   Eb/Db

O mulato    é de fato

C7   C/Bb  F7/A         Bb7    Eb

E sabe fazer frente a qualquer valente

Eb/Db    Ab/C   Abm/Cb   Eb/Bb

Mas  não quer saber   de fita

C7        F7   Bb7  Eb

Nem com mulher bo…nita

 

Bb7        Eb

Sei que ele anda agora aborrecido

Eb6   Eb/G     Ebm6/Gb Bb7/F Bb7

Porque vive perseguido sempre a toda    hora

Bb/Ab         G7

Ele  vai-se embora

Cm                Am7(b5)  Gm

Para se livrar do feitiço e do      azar

A7   D7     Gm  Bb(#5)

Das more…nas de lá

 

Eb                   Bb7          Eb

Eu sei que o morro inteiro vai sentir

Eb7                       Ab

Quando o mulato partir dando adeus para o Salgueiro

C7     Fm           Abm6                      Eb

As morenas vão chorar, vão pedir pra ele voltar

D7  Db7  C7             F7

Ele en…tão diz com desdém:

Bb7        Eb     Ab/C Eb

”Quem tudo quer, nada tem!”

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