Livro infantil desperta consciência sobre cidadania e direitos urbanos

A jornalista e escritora Manuella Bezerra de Melo acaba lançar uma obra infantil, “Existem sonhos na Rua Amarela”, cujo objetivo é despertar a consciência dos pequenos sobre coletividade, cidadania e direitos urbanos.

Um gatinho curioso e um bairro que é um reduto de cidadania e resistência contra a especulação imobiliária serviram de fundo para a obra que é o primeiro livro infantil da de Manuella. Em aproximadamente 30 páginas, o gato Milo conta a história do seu irmão Bené, que sonha em ser detetive e começa a sua “carreira” com uma investigação para salvar o bairro onde mora de um projeto devastador.

 

A obra é uma ficção inspirada no cotidiano recifense e trata sobre especulação imobiliária e democracia, inspirando-se nas experiências da capital pernambucana com o projeto Parque Capibaribe e o movimento Ocupe Estelita. “É absolutamente inspirado no bairro das Graças, onde morei por um bom tempo, e nas lutas por direitos urbanos do Recife, mas traz elementos totalmente ficcionais”, explica Manuela Bezerra de Melo. O livro tem ilustrações e capa de Java Araújo e posfácio de Ivan Moraes Filho, além de contar com o luxuoso auxílio de intertextos do clássico Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo.

 

Os personagens principais vivem junto com seus amigos na Rua Amarela, que fica no Bairro Azul (bairro das Graças), área cortada pelo Rio Vivo (Rio Capibaribe) e ainda marcada pela presença de belas casas, árvores e fauna local. Na história, o gatinho Bené descobre que essa tranquilidade está ameaçada e começa a investigar uma movimentação que poderá transformar parte da Vila Verde em um grande empreendimento imobiliário.

 

Junto com seu irmão e amigos, o protagonista inicia uma verdadeira jornada contra o projeto. Ele luta para fazer valer os desejos dos moradores que esperavam a construção de um parque com ciclovia e área verde no local. No desenrolar do enredo, os gatinhos se pegam em reflexões ligadas a cidadania, direitos urbanos e meio ambiente, como verticalização e aquecimento das cidades. As aventuras de Bené e sua turma mostram que a união e organização popular são capazes de promover mudanças e garantir direitos. As questões levantadas pela obra são apresentadas aos pequenos leitores de forma lúdica e incluem também elementos polêmicos como a corrupção, ajudando a despertar o senso crítico e a ideia de coletividade.

 

Existem Sonhos na Rua Amarela  já está em pré-venda e pode ser encontrado no link https://editoramultifoco. . A primeira obra de Manuella foi Desanônima, lançada em agosto de 2017.

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *