Dia Mundial do Livro nas Fábricas de Cultura

Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril desde 1995. Originalmente a data surgiu na Catalunha, região da Espanha, mas só com a morte do escritor inglês William Shakespeare a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) oficializou a comemoração. As Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, organizaram uma série de atividades gratuitas para celebrar a data.

A programação terá início no dia 12 de abril, quinta-feira, às 15h00, com a Oficina de Reparos na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. A proposta é conscientizar, de maneira lúdica, os participantes a conhecerem de forma teórica e prática as condições, os cuidados e os reparos com os materiais disponíveis nas bibliotecas. A atividade é livre e serão oferecidas 20 vagas.

 

Fábio Lisboa conta a história de seu livro O mistério amarelo da noite, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, também no dia 12 de abril às 15h00. A obra narra a aventura de um menino que está voltando sozinho para casa e, de repente, a iluminação desaparece. Correria e perseguição o levam até o Beco Escuro, onde o autor instigará seus ouvintes a usarem a imaginação e vencerem seus medos. Serão oferecidas 50 vagas para crianças de 6 a 11 anos. Essa contação de história acontecerá em todas as Fábricas em datas diversas.

 

Na Fábrica de Cultura Brasilândia, a equipe da biblioteca realizará a intervenção Dia do Livro, utilizando a literatura como ferramenta. No dia 18 de abril, quarta-feira, a partir das 13h, histórias serão contadas e poemas serão declamados por quem quiser participar. A atividade será livre e serão oferecidas 20 vagas.

Ainda na zona norte, a Fábrica de Cultura Jaçanã convida as crianças de 8 a 10 anos para construírem seus próprios diários no dia 19 de abril, quinta-feira, às 15h00. Na oficina Construa este Diário, a equipe da biblioteca apresentará para a criançada uma série de “Diários” do acervo – como Diário de um Banana, Diário de uma Garota Nada Popular e Diário de um Zumbi do Minecraft –, para que eles montem seus diários pessoais, com histórias livres e criativas.

 

E fechando as comemorações, a Fábrica de Cultura Capão Redondo realizará a atividade Escrita Viva, no dia 26 de abril, quinta-feira, às 15h00. O jogo consiste em usar vários espaços da Fábrica para brincar, utilizando a leitura e a escrita como recursos; a ideia é construir o mundo em palavras e as palavras em mundo. A atividade será livre e serão oferecidas 15 vagas.

Author: Brasil Cultura

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *